Interessados podem se inscrever até o próximo dia 19 nos Centros de Referência de Assistência Social; aulas terão início no dia 29

Com o objetivo de oferecer e aprimorar a inclusão digital, principalmente para qualificar pessoas para a inserção no mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda vai oferecer mais vagas para oficinas gratuitas de informática. Serão oportunidades para módulos básicos e intermediários para moradores de Volta Redonda.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19, na sede dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde as oficinas irão acontecer, com início em 29 de janeiro. As atividades são destinadas a pessoas com idade a partir de 10 anos. As vagas são limitadas e abertas à comunidade, com prioridade para as pessoas que são acompanhadas pelos Cras.

Para se inscrever, basta o interessado ir a uma unidade dos seguintes Cras: Água Limpa, Voldac, Belo Horizonte, São Carlos, Rústico, Ilha Parque, Três Poços, Açude, Verde Vale, Volta Grande, Santa Cruz, São Sebastião, Mariana Torres, São Luiz, Monte Castelo, Padre Josimo, Jardim Ponte Alta, Vila Americana, Nova Primavera, Dom Bosco, Retiro, Vila Brasília, Santo Agostinho, Vila Rica e Caieiras; além dos Centros de Convivência dos bairros Siderópolis e Aero Clube.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Carla Duarte, o objetivo é o estímulo da participação da comunidade e seu acesso à inclusão digital, considerando também o aumento de chances das pessoas se colocarem ou se recolocarem no mercado de trabalho.

“Já formamos mais de mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos através do Programa de Inclusão Digital. Nosso objetivo é levar às pessoas o acesso à internet de maneira igualitária, possibilitando a estes grupos as mesmas oportunidades. Muitas pessoas não têm noção de informática e isso pode atrapalhar muito quando elas fazem uma entrevista de emprego, por exemplo. A internet desempenha um papel importantíssimo para o avanço da humanidade, mas, por outro lado, também ressalta as diferenças sociais. Nosso objetivo é que todos possam ter acesso a esse mundo digital”, ressaltou.

As atividades

Durante as atividades, que têm duração de seis meses e acontecerão em dias diferentes, os participantes aprenderão a utilizar programas como Windows, Word, Excel e Power Point.

Às segundas-feiras, as oficinas serão realizadas nas unidades dos bairros Água Limpa, Voldac, Belo Horizonte, São Carlos, Rústico, Ilha Parque. Já nas terças-feiras serão nos bairros Três Poços, Açude, Verde Vale, Volta Grande, e no Centro de Convivência do bairro Siderópolis. Nas quartas é a vez dos moradores dos bairros Santa Cruz, São Sebastião, Mariana Torres, São Luiz, Aero Clube (Centro de Convivência do bairro) contarem com a iniciativa.

Nas quintas-feiras, as oficinas serão ministradas nos bairros Monte Castelo, Retiro, Padre Josimo, Jardim Ponte Alta, Vila Americana e Nova Primavera. Para encerrar a semana, às sextas, serão nos bairros Dom Bosco, Retiro, Vila Brasília, Santo Agostinho, Vila Rica e Caieiras.

Telecentro

Além dos Cras, o Telecentro também tem uma unidade no bairro Retiro. O espaço também atende à população com oficinas de inclusão digital, além de prestar serviços como a elaboração de currículos e navegação na Internet. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Antônio de Almeida, nº 1.181. O Telecentro tem capacidade para atender 80 usuários por dia.

Carla Duarte lembrou que o Telecentro promove inclusão para todas as idades e ajuda a combater o chamado analfabetismo digital. “O espaço recebe a população para demandas espontâneas, mas também é utilizado para realização de cursos gratuitos importantes para o desenvolvimento pessoal. Estamos sempre desenvolvendo atividades para a população de Volta Redonda com recursos importantes para aprimoramento pessoal”, afirmou.

Secom/PMVR