Ornamentação e máscaras foram produzidas pelos próprios atendidos pelo Centro-Dia para Pessoa com Deficiência

Um baile de Carnaval, realizado nesta quinta-feira (8), marcou o encerramento do trabalho realizado com os usuários do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência Lucas José Villela Braga (CAPD), que teve como tema a maior festa popular do Brasil. Durante os últimos dias, o CAPD se tornou um grande barracão, onde os próprios usuários produziram a ornamentação e algumas máscaras que foram utilizadas durante o baile.

O assunto foi discutido em diversas rodas de conversa, enfatizando a origem da festa, o papel das agremiações carnavalescas e a importância dos festejos para todas as pessoas envolvidas. Diante de todo o interesse, o CAPD se tornou um grande barracão de alegorias.

O objetivo dos trabalhos foi possibilitar a integração entre instrutores e usuários, abrindo espaço para o entendimento da história do Carnaval, das manifestações culturais e entretenimento para todos. Cerca de 90 usuários do CAPD I e 20 do CAPD II participaram da festa.

A coordenadora do CAPD, Beth Melo, explica que as discussões em grupo fazem parte do trabalho da equipe de profissionais junto aos usuários, com o objetivo de ampliar o raciocínio lógico e o conhecimento sobre a origem de determinadas festas populares.

“Os usuários do CAPD acompanham o que a sociedade, de forma geral, está vivendo. Atualmente estamos no contexto carnavalesco. Nos últimos 15 dias vivemos a preparação para o evento de hoje, que é o CAPD Folia. Ao longo do ano abordamos diversos assuntos visando ampliar o repertório cultural dos usuários, além de possibilitar momentos de descontração e alegria", disse a coordenadora.

A secretária municipal de Assistência Social, Carla Duarte, entende a importância de investir nesse tipo de atividade, e apoia a realização de projetos que favoreçam o desenvolvimento dos atendidos.

“O evento tem objetivo principal de ofertar a integração dos pacientes entre si e com seus familiares e a própria equipe, eliminando a questão da diferença. A festa de carnaval promove isso de uma maneira muito democrática, pois é um momento de alegria e descontração. O envolvimento de todos para que o projeto seja um sucesso é contagiante", ressaltou a secretária.

O CAPD

O CAPD é uma unidade da Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), e oferece atendimento aos adultos com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências, com idade de 18 a 59 anos, de Volta Redonda.

O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes, que são acompanhados por uma equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados.

Fotos de Cris Oliveira.
Secom/PMVR