Voltada à população em situação de rua, iniciativa tem como objetivo inserir esse público no mercado de trabalho e contribuir para autonomia e possibilidade de saída das ruas

Criado pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), o ‘Projeto Cidadão VR’ vem transformando a vida das pessoas na cidade. Um exemplo disso é o carioca José Carlos Duarte, que há oito anos é atendido pelo Centro Pop e hoje faz parte da equipe de limpeza urbana da prefeitura.

Em 2023, ele participou do curso de Auxiliar em Manutenção de Construção Civil, através do ‘Projeto Cidadão VR’, que foi realizado em parceria entre a Smas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

O projeto é voltado à população em situação de rua, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho e de contribuir para autonomia e possibilidade de saída das ruas. A assistente social Joveline Batista Tomaz ressalta que em 2023 o curso, que teve duração de dois meses, capacitou 17 pessoas.

“Após a conclusão do curso de Auxiliar em Manutenção de Construção Civil, iniciamos a busca pela inserção no mercado de trabalho dessas pessoas. Realizamos parcerias com algumas empresas e auxiliamos nossos usuários para inserção, providenciando documentação e informações pertinentes. Até agora já conseguimos inserir 13 pessoas no mercado de trabalho”, ressaltou Joveline.

Entre as empresas parceiras que já contrataram participantes do ‘Projeto Cidadão VR’ estão a CBSI, Construtalk e Texcolor. A administração municipal também absorveu a mão de obra qualificada na equipe de limpeza urbana da cidade e na Smas, executando função de serviços gerais.

A secretária municipal de Assistência Social, Carla Duarte, destacou a importância do projeto, possibilitando aos participantes uma vida em sociedade.

“A administração municipal não mede esforços para avançar nas políticas públicas voltadas para a assistência social. A população de Volta Redonda é muito feliz, porque tem um governo que olha com todo carinho por ela. Nosso objetivo é fazer a diferença na vida de cada um deles. Não vamos cansar de buscar alternativas para promover o bem-estar dos nossos usuários. Agradeço a confiança que eles têm na nossa equipe”, ressaltou a secretária.

Rede de atendimento

Volta Redonda possui uma Rede Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua estruturada, considerando o fluxo de pessoas utilizando os logradouros públicos como moradia temporária ou em trânsito.

O município conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com objetivo de identificar as pessoas e encaminhar para os serviços socioassistenciais. A equipe é formada por profissionais qualificados, contendo uma coordenação, psicólogo, assistente social e educadores sociais.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop): que fica no Aterrado e oferece às pessoas em situação de rua atendimento técnico com psicólogos e assistentes social, encaminhamento para documentação civil, acompanhamento sistemático para reinserção na sociedade e saída das ruas. Além das ofertas de alimentação, banho, lavagem de roupas e atividades coletivas, de segunda a sexta-feira, da 8h às 20h.

O Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças: que oferta 25 vagas para acolhimento de munícipes. O espaço conta com uma equipe técnica que trabalha a autonomia dos usuários.

Volta Redonda conta ainda com o Serviço de Atendimento ao Migrante, que fica na Rodoviária Municipal e oferta passagem para migrantes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento à população em situação de rua também é feito através de parcerias dentro da própria prefeitura, como o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que também conta com o Programa de Saúde Mental, para atender as pessoas em situação de rua que são dependentes químicos, usuários de álcool e outras drogas, entre outros.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR