Ação aconteceu na Arena Esportiva e mais de 60 profissionais participaram

Nesta segunda-feira, dia 06 os profissionais de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda receberam uma palestra sobre pessoas com deficiência na Arena Esportiva. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Diretos Humanos e teve como objetivo orientar os profissionais a trabalhar um atendimento humanizado e a inclusão. A palestra foi ministrada pela gestora da pasta de políticas para pessoas com deficiência da SMIDH, Angélica Emilie.  Mais de 60 profissionais participaram da atividade.

Segundo a coordenadora de Projetos Paradesportivos da SMEL, Tássia Dornelas, que também participou da palestra a ação foi muito importante para esclarecer as deficiências. “Os profissionais da SMEL lidam diariamente com pessoas com deficiência. Por isso a importância de um bom atendimento, além de alguns esclarecimentos sobre o PCD e de como lidar com as diversas deficiências”, disse.

De acordo com Angelica Emilie, outras secretarias também estão recebendo esse ciclo de palestras para humanizar o atendimento a pessoa com deficiência. “Além da SMEL, outras secretarias que trabalham diretamente com o público PCD estão recebendo essa palestra de humanização para que possamos olhar de forma correta e entender cada tipo de deficiência e melhorar o acolhimento e o trabalho com essas pessoas”, disse.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou a relevância de se abordar temas para o dia a dia dos profissionais da SMEL. “Mensalmente realizamos uma reunião sistemática com todos os Profissionais, e aproveitamos para incluir temáticas dentro deste contexto. Nossos profissionais trabalham diretamente com pessoas com deficiência e sempre temos que ter um olhar humanizado no atendimento aos núcleos. Realizamos os Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede) e recentemente visitei o Comitê Paralímpico Brasileiro para buscar mais ações para a cidade e atividades voltadas para o público PCD”, falou.

Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, o ciclo de palestras faz parte de uma estratégia da pasta em dar informações a servidor público. “Essas palestras estão disponíveis tanto para o público interno como também estamos ofertando para as empresas parcerias. A intenção é conversar com os servidores e entender as dificuldades e os constrangimentos. Trabalhando de forma mais humanizada e as técnicas possíveis para quebrar esses constrangimentos e principalmente mostrar para os servidores que existe uma pasta dentro da estrutura que visa melhorar a qualidade dos serviços a esse público”, disse.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que ações como essas devem ser realizadas em todas as pastas que atende ao público PCD. “Temos a SMIDH que trabalha diretamente com políticas públicas para pessoa com deficiência e temos outras pastas também que desenvolvem trabalhos de inclusão. Ações de humanização e de informação são de grande importância para melhor o atendimento a esse público”, disse.

Por Maria Clara Sales – SecomVR