Três atletas e um mestre representaram o Centro de Artes Marciais de Volta Redonda na competição do final de semana

Neste domingo, dia 26, o ginásio do bairro São Geraldo foi o palco para a realização do 8º Torneio de Taekwondo do Aço, com cerca de 350 atletas participando por faixas e categorias. O Centro Municipal de Artes Marciais (CEMAM), criado pelo prefeito Samuca Silva em setembro de 2018, sob a coordenação da secretaria de Esporte e Lazer (Smel), marcou presença com 4 atletas, sendo que três deles disputaram e venceram as lutas, foram considerados campeões da competição por faixas e idade.

Os atletas foram Anderson Evangelista, faixa verde (Formas), adulto, campeão. Kauan Nascimento, 8 anos, faixa amarela, campeão na categoria Mirim,  disputou a sua segunda competição depois que iniciou os treinamentos. Arthur Rabelo, 9 anos, faixa branca, campeão na categoria Mirim. Eles foram orientados pelo professor e mestre Rogers Teixeira. Portanto, todos os três atletas que representaram o Centro de Artes, tiveram êxito nas competições.

Inscrições abertas

O CEMAM funciona no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio no bairro Retiro, atualmente tem cerca de 250 alunos inscritos, divididos por várias modalidades: Capoeira, Karatê, Taekwondo, Kickboxing, Jiu Jitsu e ainda desenvolve aulas de treinamento para o projeto em parceria com a secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) ‘Eu me Amo. Eu me Protejo’ de enfrentamento a violência contra a mulher, ensinando técnicas de defesa por artes marciais.

Rafael Castilho, coordenador do Centro Municipal de Artes Marciais, explica o que é necessário para se inscrever. “Temos vagas para todas as modalidades, para os que têm vontade de praticar uma atividade para melhoria da saúde e qualidade de vida. E também para aquelas pessoas que buscam o esporte para competições. É necessário o preenchimento da ficha de cadastro, foto 3x4, Xerox de documentos com foto e comprovante de residência”, informou.

O prefeito Samuca Silva, cita os benefícios do funcionamento do Cemam: “O principal objetivo do Cemam é através do esporte de lutas, de artes marciais, formar cidadãos melhores e revelar talentos. Queremos formar equipes para representar a altura a nossa cidade em competições oficiais, abrir oportunidades para crianças, jovens e adultos crescer no esporte, que tem várias categorias olímpicas”, comparou Samuca.

Por Afonso Gonçalves, fotos de  Evandro Freitas, SecomVR