Partidas de futsal e judô reuniram atletas de escolas municipais, públicas e privadas

Duas modalidades esportivas dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre), aconteceram neste sábado, dia 14, reunindo atletas de escolas municipais, públicas e privadas do município. A Escola Municipal Pará recebeu as competições de futsal sub 8, enquanto o Ginásio da Ilha São João ficou por conta do judô.

Seis colégios participaram da competição na Escola Pará. Os jogos aconteceram na parte da manhã com dois tempos de 10 minutos e todos os atletas que participaram receberam medalhas, contou o responsável pelo futsal no Jevre, Robson Ribeiro. “Foram seis jogos e no final de cada um, todos os alunos receberam premiação, como forma de incentivo ao esporte e sempre deixando claro que o importante é ter espírito de equipe e participar de competições saudáveis, como essa”, contou.

A mãe do pequeno Miguel, goleiro do time do Rosário, disse que incentivar e apoiar o filho nessas competições é muito importante para eles. “É legal ver a empolgação deles, o clima de harmonia que eles têm dentro e até mesmo fora de quadra. A competição é importante, mas eles se divertirem para mim é o principal”, falou Angélica Bueno.

Já no judô, foram 58 atletas inscritos de quatro categorias divididos por peso e idade. Carol Alves, mãe do Bernardo, de 10 anos, estava na torcida pelo filho que estuda no Siderlândia. “Gostei muito da competição. O Bernardo treina bastante e adora quando tem competições para poder ganhar. Estava tudo bem organizado”, disse.

Para a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, tanto o judô como o futsal sempre dialogou muito bem com Volta Redonda. “É uma modalidade muito tradicional em nossos Jogos Estudantis. Os alunos esperam e se preparam para o Jevre durante todo o ano. O objetivo dos jogos é proporcionar o intercâmbio entre os estudantes e professores, além de fomentar a prática esportiva”, enfatizou Paulinha.

A secretária ainda explicou que durante todo o Jevre 2019, estudantes da rede municipal, estadual e privada, com idade de entre 7 a 18 anos, vão poder disputar 22 modalidades, sendo 13 olímpicas. “Os Jogos Estudantis de Volta Redonda são um sucesso maior a cada ano. A educação é transformadora e o esporte é motivador. As competições estão começando e vê o empenho e dedicação aos esportes está sendo incrível”, falou.

Natação

Na manhã desta sexta feira, foi a vez da natação pelos Jogos Estudantis . Cerca de 200 pessoas entre atletas, professores e familiares acompanharam as 28 provas realizadas entre as 14 escolas inscritas na modalidade, recebendo atletas na faixa etária de 07 a 18 anos e 02 atletas do paradesporto. As competições aconteceram no Parque Aquático municipal no bairro Voldac.

"Essa modalidade já revelou talentos de grande representatividade para nossa cidade, além de ser uma modalidade muito tradicional em nossos Jogos Estudantis, nesse ano foi possível oferecer toda a estrutura do nosso Parque para as Escolas que quiseram selecionar e preparar os seus alunos. A gestão do prefeito Samuca reformou e modernizou o Parque Aquático Municipal, onde oferecemos aulas de natação e hidroginástica de forma gratuita e sistemática para toda população”, finalizou Paulinha.

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR