Inscrições estão abertas até o dia do evento, 20 de maio, pelo link abre.ai/fpvr2023; são 175 vagas no total e até segunda (8) 120 já tinham sido preenchidas

Volta Redonda, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), está se preparando para promover a maior edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 no município. Esta é a terceira vez consecutiva que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) escolhe a cidade para sediar o evento, que neste ano acontece em duas etapas, no dia 20 de maio e 23 de setembro, dois sábados.

O Festival Paralímpico tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, a vivência das modalidades esportivas paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Em Volta Redonda, as atividades serão realizadas na Arena Esportiva, no bairro Voldac, sede da Smel, das 8h30 às 12h30, e vai incluir o vôlei sentado, atletismo, parataekwondo e parabadminton.

As inscrições seguem abertas até o dia do evento pelo link abre.ai/fpvr2023 e, neste ano, o município pode disponibilizar 175 vagas. Em 2021 eram 100 e em 2022 foram 150 participantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, até a última segunda-feira (8), 120 crianças e jovens já tinham feito a inscrição.

“A prioridade das inscrições é para crianças e jovens com um dos quatro tipos de deficiência: física, visual, auditiva ou intelectual. As pessoas sem deficiência ficam com 20% das vagas”, explicou a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela, lembrando que em 2023 o festival ocorre, simultaneamente, em 120 núcleos pelo país.

Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. E no ano passado foram registrados 15 mil participantes. “Acreditamos que neste ano cresça ainda mais”, disse Rose.

Fotos de arquivo Cris Oliveira – Secom/PMVR