Aulas voltadas para estudantes e profissionais de Educação Física sobre as modalidades do evento são divididas entre teoria e prática

Preparar os profissionais e estagiários de Educação Física para trabalharem na Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), e qualificar os professores que trabalham em escolas à prática das modalidades do evento, são o principal objetivo do Curso de Aperfeiçoamento para Olimpede 2023. Cerca de 70 pessoas participam das aulas preparadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda, que também organiza o evento.

“Esta é a primeira vez que fazemos o curso de aperfeiçoamento. Isso faz parte da preparação para uma das maiores edições do evento, com cerca de 1,7 mil atletas inscritos. É importante que os profissionais e estagiários estejam familiarizados com as modalidades da Olimpede para entender a dinâmica e saber conduzir e avaliar as atividades. Tudo para atender com eficiência o nosso público-alvo, que é formado por Pessoas com Deficiência (PCDs)”, explicou a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela.

Entre os inscritos estão profissionais e estudantes de Educação Física das cidades do Sul Fluminense, além de representantes de Bananal e Cruzeiro, municípios do estado de São Paulo. As aulas começaram nessa sexta-feira, 11, e vão até o próximo dia 25. Os dois primeiros módulos tratam de Atletismo Paralímpico, que são ministrados pelo professor Carlos Alberto Cruz Gonçalves. O segundo módulo será no dia 18 de agosto.

No dia 25 de agosto, os profissionais de Educação Física, Patrícia de Sá Silva e Carlos Eduardo Sá, falam de Voleibol Especial e Prova de Habilidades, respectivamente. Todas as aulas são na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, Seu Nula, sede da Smel, no bairro Voldac, das 7h30 às 11h30.

Olimpede 2023

A Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) é um tradicional evento esportivo realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Considerado um dos maiores do tipo no Brasil, este ano o evento registra números expressivos. Participam em 2023 quase 90 entidades de 40 cidades, representando quatro estados do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Pará), com quase 1,7 mil atletas inscritos.

O evento acontece entre os dias 1º e 3 de setembro (sexta, sábado e domingo) na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac, mas também vai ocupar o Parque Aquático Municipal, os ginásios poliesportivos nos bairros e outros espaços. A competição, de caráter participativo e inclusivo, tem regras e procedimentos adaptados especialmente às Pessoas com Deficiência.

Atletas a partir dos sete anos de idade vão se dividir nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, voleibol especial, taekwondo, cabo de guerra, futsal, natação, provas de habilidades (zig zag e chute ao gol) e jogos de tabuleiros (dama, xadrez e dominó).

O prefeito Antonio Francisco Neto comemorou o crescimento da Olimpede 2023 em relação a 2022, que marcou o retorno do evento após seis anos. “Agradeço ao empenho de todos os profissionais envolvidos”, disse, lembrando que “para as entidades que ficam a menos de 80 quilômetros de distância de Volta Redonda, o número de atletas participantes é ilimitado. E os participantes de municípios que ficam a 80 quilômetros ou mais de Volta Redonda terão acesso à hospedagem”, contou Neto.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.