Pesquisa apontou desejo de voltar a viajar em quase 100% dos beneficiados e condição é ser assíduo nas atividades esportivas e sociais

A Prefeitura de Volta Redonda iniciou pesquisa de opinião, via ligação telefônica, para avaliar a satisfação dos usuários do programa “Viva a Melhor Idade”, que em 2023 vai levar cerca de oito mil idosos à cidade mineira de Caxambu. As primeiras entrevistas alcançaram 1.323 pessoas que participaram da viagem entre os meses de maio e julho, e quase 100% delas demonstraram o desejo de voltar a viajar no ano que vem. O fato é um incentivo a mais para a permanência dos idosos nos programas voltados para a terceira idade das secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac).

“Graças a essa viagem, a gente consegue manter a frequência dos idosos nos programas. E a ida deles aos programas, fazendo exercícios e mantendo convivência social, diminui a ida aos médicos, reduz o uso de remédios controlados e aumenta a expectativa de vida em até 10 anos”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, reforçando que a assiduidade nos programas é pré-requisito para viajar.

Pela entrevista, 99% dos idosos abordados classificaram como excelentes as atividades promovidas pela Smel e Smac para a terceira idade em Volta Redonda. A mesma porcentagem que aprovou a escolha de Caxambu como destino do passeio em 2023 e a estadia no Hotel Glória. A pesquisa constatou ainda que o passeio no Parque das Águas e no comércio de Caxambu foi o programa preferido para a grande maioria dos idosos nos dois dias que ficaram na cidade. E identificou pessoas que estavam aptas para viajar, mas não foram, para entender o motivo da falta.

O prefeito Neto explicou que o objetivo da conversa com as pessoas que fizeram a viagem é melhorar cada vez mais a experiência para a Melhor Idade e proporcionar o passeio para um número maior de idosos a cada ano.

“Retomamos o projeto no ano passado, beneficiando mais de sete mil idosos em 17 viagens ao Hotel Le Canton, no município de Teresópolis, região Serrana do estado. A meta é levar mais de 8 mil em 2023. Os passeios beneficiam todos que praticam ativamente as atividades da prefeitura voltadas para a Melhor Idade”, disse o prefeito.

Roteiro da viagem a Caxambu

O destino dos viajantes é o Hotel Glória, onde a Melhor Idade desfruta, no primeiro dia, de almoço tradicional da região, passeio pela cidade – com direito a visita ao Parque das Águas e ao comércio local. Quem preferir, pode aproveitar a estrutura do hotel, com sala de jogos, karaokê e recreação na piscina. O dia continua com chá da tarde, recreação, jantar e baile.

A programação do segundo dia prevê, além do café da manhã, duas opções para o período matutino: visita ao Parque das Águas ou atividades recreativas na piscina do hotel. Para finalizar, almoço de despedida e retorno para Volta Redonda.

A última viagem está prevista para o dia 18 de dezembro.

Fotos: Cris Oliveira (arquivo) – Secom/PMVR.