Competição tem início às 7h30 no ginásio poliesportivo do bairro São Geraldo e vai reunir cerca de 250 ginastas

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realiza no próximo sábado (25) a Copa Volta Redonda de Ginástica 2023. Cerca de 250 atletas de entidades de Volta Redonda e Pinheiral, da Escola Amanda Martins e dos polos da Smel de Três Poços, Santo Agostinho e São Geraldo estão inscritos para a competição. O evento acontece a partir das 7h30 no Ginásio Poliesportivo Francisco Gomes do Nascimento, que fica na Rua Capitão Benedito Lopes Bragança, no bairro São Geraldo.

As categorias são divididas por nível técnico, de acordo com o regulamento da competição. Entre elas estão os aparelhos (solo e salto mesa ou mini) destinadas a ginastas a partir dos sete anos, que deverão realizar exercícios acrobáticos apresentados em uma composição harmônica que inclua elementos de flexibilidade, força e equilíbrio; ginástica de trampolim, destinados a ginastas de oito a 17 anos; e circuito gym baby, para ginastas de três até sete anos.

O evento possui cunho participativo e consistirá em apresentações individuais nas modalidades de expressão da ginástica como ginástica artística, de trampolim e rítmica, seguindo o regulamento da Confederação Brasileira de Ginástica. Todos os atletas serão premiados com medalhas e cada a instituição ganha um troféu de participação na competição.

O objetivo da Copa Volta Redonda de Ginástica é reunir o maior número de alunos no ginásio do bairro São Geraldo e oportunizar aos atletas a iniciação e o contato com atletas de outras equipes. O evento servirá também para identificar a mecânica dos movimentos básicos e sua importância para o desenvolvimento na combinação de elementos da ginástica e a oportunidade de vivenciar, em diferentes aparelhos, os movimentos básicos da ginástica.

A professora do polo do bairro São Geraldo, Kelly Silva Teixeira, ressalta que a competição também é uma forma de dar oportunidade para que a população tenha acesso gratuito a um evento de ginástica, vivenciando a atividade esportiva de uma forma descontraída e lúdica.

“Nosso objetivo é que, através desse evento, a população conheça e tenha cada vez mais acesso ao espetáculo e à prática da ginástica. Queremos também que ele sirva como alavanca no fomento à prática das modalidades voltadas para a ginástica e que as popularize cada vez mais. Que cada criança, mesmo não sendo um atleta de ponta, tenha oportunidade de vivenciar de uma forma descontraída e lúdica, que as apresentações tragam para o cotidiano de cada criança a dedicação e compromisso para cumprir suas rotinas. E que isso não seja levado somente para as competições, mas para sua vida como aluno, trabalhador e futuro pai e mãe de família”, explicou a professora.

Foto: Arquivo– Secom/PMVR