Gabinete recebeu pela segunda vez estudantes do 5º Ano do Colégio Anglo Americano que estão aprendendo sobre os poderes

Uma nova turma do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Anglo Americano participou na manhã desta sexta-feira, dia 5, de uma visita ao gabinete do prefeito Samuca Silva. Foram 17 alunos que fizeram perguntas para o chefe do Poder Executivo e conversaram sobre o dia a dia do Governo Municipal. A professora Thaise de Souza, que também acompanhou a primeira turma na sexta-feira anterior, explicou que a visita faz parte do cronograma escolar, onde os estudantes estão aprendendo sobre os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Ciosp e as câmeras voltaram ao foco das atenções dos alunos, que fizeram diversas perguntas sobre o equipamento e o Centro Integrados de Operações de Segurança Pública. O apelido de Samuca também foi novamente lembrado, assim como a função de prefeito.

Novas curiosidades foram levantadas pelas crianças, como quantas pessoas ajudam o prefeito no trabalho de cuidar da cidade – pergunta feita pelo jovem Pedro, um dos mais falantes entre os alunos.

"Temos cerca de 8 mil funcionários, quantidade menor apenas do que o número da CSN. São 25 secretários cuidando de cada área, além dos vereadores na Câmara. São várias pessoas me ajudando a cuidar da cidade. Ninguém faz nada sozinho”, explicou Samuca, que contou com a presença do vereador Paulo Conrado no encontro.

“Queria agradecer ao prefeito Samuca Silva por receber esses jovens que já tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal, o Poder Legislativo, e hoje estão aqui conversando com o prefeito e conhecendo um pouco mais do Poder Executivo”, disse o vereador.

Outros temas também fizeram parte do encontro, como o ônibus elétrico, melhorias, número de habitantes do município. Apesar da pouca idade – na faixa de 9, 10 anos –, a criançada não ficou inibida e fez perguntas sobre política. A jovem Letícia, por exemplo, questionou o prefeito sobre reeleição.

“Não penso nisso agora. Penso em administrar a cidade. Se lá na frente a população pedir, vou avaliar com carinho”, respondeu Samuca.

A pequena Larissa foi mais além: “O quê o senhor acha da Reforma da Previdência?”, perguntou. Samuca prontamente respondeu: “É necessária, importante, mas acho que o povo não pode pagar pela irresponsabilidade de governantes. A reforma tem que acabar com privilégios, sou a favor, mas não desta que está lá no projeto”, frisou o prefeito.

Samuca Silva também foi indagado sobre novidades para a cidade. Uma das perguntas veio da aluna Maria Luiza, que quis saber sobre novos projetos na área de lazer.

“Vamos reformar o zoológico, teremos o Jardim Botânico, um parque municipal na entrada da cidade, quero implantar bicicletas e patinetes pela cidade, mais ciclovias. Também tem a reforma da Praça Brasil. Estou pensando até em colocar uns brinquedos para a criançada lá”, contou o prefeito.

Durante o bate-papo, Samuca Silva também falou sobre o quê mais gosta de fazer como chefe da administração municipal, citou algumas de suas tarefas diárias e inspirou o pequeno Pedro Viana. “Quando eu crescer, vou querer ser prefeito para mudar a cidade”, exclamou Pedro, que foi aplaudido por todos em seguida.

A jovem Letícia aproveitou a ocasião também para pedir ao prefeito mais uma faixa de pedestres em frente a um dos portões do colégio. Samuca explicou que na rua da unidade escolar já existe faixa e, por lei, não poderia implementar outra, mas que outra solução poderia ser pensada.

“Podemos ver se dá pra mudar a faixa de lugar, já que mudou o portão de saída dos alunos. Inclusive, quando a nova ficar pronta, faço questão de inaugurar junto com vocês e fazermos uma ação legal com os motoristas, alertando sobre o respeito ao trânsito”, prometeu Samuca, que tirou fotos com os alunos ao final do encontro.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR