Encontro discutiu políticas públicas e ações ambientais no município

Reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul e licenciamento sustentável foram alguns dos temas discutidos em reunião entre o prefeito Samuca Silva e o novo superintendente Regional Médio Paraíba do Sul do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o engenheiro ambiental Edson de Medeiros de Oliveira.

A reunião foi realizada nesta terça-feira, dia 03, no Palácio 17 de Julho, e também contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, e do assessor especial Rafael Capobiango.

O prefeito Samuca Silva comentou a importância da visita do representante estadual do Inea. “É fundamental o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente com o Inea, órgão máximo do governo do Estado, para agregar forças em políticas públicas em defesa do Meio Ambiente e nos projetos ambientais de nossa cidade”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, reforçou a importância do diálogo. “O município terá uma atuação em conjunto com o órgão estadual, que será o elo na gestão de políticas do meio ambiente, fortalecendo todo o sistema ambiental”, enfatizou.

Segundo o superintendente, que tomou posse na última semana, o trabalho será pautado em melhorar a eficiência do órgão. “Vamos programar uma agenda para desenvolver o trabalho. A nossa meta é melhorar ainda mais o processo de licenciamento, fiscalização e o atendimento à população pensando no desenvolvimento sustentável da nossa região. Eu estou à disposição para o que o município precisar”, assegurou Edson de Oliveira.

Na reunião, o prefeito Samuca Silva lembrou que o governo municipal conseguiu reverter para a cidade as multas ambientais aplicadas às empresas poluidoras, recursos que são utilizados em investimentos nas políticas públicas ambientais.

Edson Medeiros acrescentou que toda equipe será orientada na forma como conduzirá o trabalho. “O empresário que nos procurar não poderá sair com mais dúvidas, tem que ter uma solução mais clara possível. A minha finalidade será melhorar o licenciamento ambiental, melhorar a fiscalização e buscar o atendimento à população de forma sustentável”, reforçou o superintendente Regional do Inea.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Gabriel Borges - SecomVR