Servidores de Volta Redonda são capacitados pelo TCE e Fevre

Cursos em diversas áreas fazem parte da Escola de Gestão e Governo

Setenta e cinco servidores municipais passam por capacitação, nesta semana, com a finalidade de melhorar a gestão pública, por meio da valorização dos profissionais. Os cursos fazem parte da Escola de Gestão e Governo de Volta Redonda, implantada em 2017 pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

Ele acredita que manter os servidores atualizados por um plano de capacitação permanente vai elevar a qualidade e garantir eficácia no serviço público. “Além de capacitar e valorizar os servidores do município, esses cursos de capacitação têm um impacto direto no funcionamento da prefeitura, com a melhoria dos procedimentos internos, melhorando a gestão do município”, disse Samuca, lembrando que neste semestre serão disponibilizados mais de 15 cursos para os servidores.

No Auditório da Prefeitura, cerca de 25 profissionais participam de capacitação ministrada pela Escola de Contas e Gestão do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro). Com o tema “Prestação de Contas e Tomada de Contas”, o curso será realizado até quinta-feira, dia 04.

O instrutor Humberto Horst Carvalho, do TCE, afirmou que a prefeitura que se propõe a adotar o curso para seus funcionários só tem a ganhar. “Somos órgão fiscalizador e a gestão pública que conta com funcionários capacitados sobre as normas do tribunal garante serviço eficaz e evita sanções”, disse.

Vânia Juliano, que atua no setor de contabilidade da Fundação Beatriz Gama (FBG), achou o curso muito interessante. “A capacitação trouxe vivências, que servem como exemplo, e são esclarecedoras para o nosso dia-a-dia”, afirmou.

Também entre terça e quinta-feira, dias 02, 03 e 04, no Auditório da Seplag (Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão) é realizado o curso “Relações Humanas”, em parceria com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Esta capacitação é voltada para servidores que atuam na área de Recursos Humanos (RH) e Gestão de Pessoas.

Na quinta-feira, dia 04, é a vez dos subsecretários, chefes de gabinete e diretores de departamento do governo serem capacitados. Eles participam do curso de “Liderança”, na Fevre.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves