Município vai instalar portais com detectores de metais nas escolas, além de câmeras de monitoramento

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, reuniu na manhã desta quarta-feira (12), em seu gabinete, vereadores, secretários municipais, representantes das forças de segurança, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), do Conselho Tutelar e de comissão de pais de estudantes. O objetivo foi definir medidas para aumentar a segurança nas escolas públicas e particulares do município. Somente na rede municipal são 104 escolas, com cerca de 36 mil alunos. Nenhum caso com gravidade foi registrado nos últimos dias, mas a onda de boatos que se espalha pelo país após ataques em outras regiões tem deixado todos preocupados.

Foram anunciadas medidas como instalação de câmeras de monitoramento em todas as unidades escolares públicas, sendo que para as estaduais está sendo feito um convênio para possibilitar o projeto, que também será oferecido às escolas particulares. Também foi anunciado estudo de viabilidade para a instalação de “botão de pânico” nos estabelecimentos de ensino.

“Além das câmeras de monitoramento, que já estamos preparando a compra, acertamos nesta reunião que as escolas serão dotadas de portais detectores de metal, tendo uma pessoa para fiscalizar cada portal”, disse o prefeito.

Os diretores da rede municipal vão participar de um processo de capacitação sobre o tema, sendo que a mesma iniciativa depois se estenderá aos demais profissionais da Educação. O prefeito também pediu para que seja criado um convênio com universidades locais, que possuam curso de Psicologia, para que seja feita uma ação de prevenção. A Secretaria Municipal de Ação Comunitária, que conta com um grupo de psicólogos, também auxiliará nesta parte do projeto.

"Essas são medidas que estamos tomando, após aumentar a Patrulha Escolar e reforçar as ações nas portas das escolas, principalmente em parceria com a Polícia Militar. A Polícia Civil tem nos ajudado na parte de inteligência e vamos tentar nos cercar de todos os lados", disse Neto.

Forças de segurança estão aptas para o apoio à comunidade escolar

Volta Redonda conta com duas equipes da Patrulha Escolar e toda a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Polícia Militar estão aptas a dar o apoio, quando solicitado pela comunidade escolar.

“Todas as estruturas das forças de segurança estão voltadas para as escolas da nossa cidade, mesmo não tendo sido detectado pelos setores de inteligência nada de concreto em relação às ameaças. Vamos tirar de tudo isso um aprendizado para melhorar ainda mais o planejamento, juntamente com a população”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

“Infelizmente, esses massacres são uma realidade em quase todo o mundo. No Brasil, aumentaram os casos recentemente e toda essa abordagem acaba sendo nova para todos os envolvidos. A solução não vai partir de um só e tem de ser discutida de maneira séria, responsável. Todas as opiniões contam, vamos levar tudo em consideração”, concluiu o prefeito.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.