Encontro aconteceu no Palácio 17 de Julho, sede da administração municipal, nessa segunda-feira, para assinatura de documentos

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu na manhã dessa segunda-feira (23), em seu gabinete, no Palácio 17 de Julho, integrantes do CMDCA-VR (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Volta Redonda). Eles se reuniram para assinatura de documentos do repasse de verbas do Finad (Fundo para a Infância e a Adolescência) às entidades voltadas a crianças e adolescentes.

O repasse foi realizado através de um edital de chamamento público. Três entidades de Volta Redonda foram contempladas, sendo elas: Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda), Ideais (Instituto de Desenvolvimento, Estudo, Ações e Implementações Sociais) e Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda. Outras entidades que foram aprovadas no chamamento também serão beneficiadas.

O prefeito Neto destacou que as entidades não governamentais são aliadas do Poder Público, contribuindo com a assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município.

“Capacitar e estar junto com estas entidades é um dever do município. Todo repasse destinado é válido para que elas (entidades) continuem ajudando as pessoas que mais precisam”, falou Neto.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Paloma de Lavor Lopes, explicou sobre o repasse às entidades.

“Toda vez que uma pessoa física faz uma doação para o Finad (Fundo para a Infância e a Adolescência) este dinheiro fica guardado. Ou ainda, quando a empresa faz uma doação para determinada instituição, fica retido 20% deste valor ao fundo. E, com isso, abrimos um edital de chamamento público de captação, as entidades se inscrevem, sendo que as aprovadas recebem os valores divididos”, disse, acrescentando que é de extrema importância a participação da sociedade.

“As pessoas podem ajudar através da campanha ‘Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso’. A iniciativa sensibiliza as empresas e pessoas físicas a doarem parte de seu Imposto de Renda (IR) para o Finad e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI). Com estas doações é possível repassar estes recursos arrecadados como estamos fazendo aqui hoje”, finalizou Paloma Lopes.

O presidente da Apadefi, Luiz Carlos Barreiros, mencionou que com a verba será possível dar continuidade ao trabalho que a entidade presta.

“É importantíssima esta parceria, pois viabiliza a Apadefi a realizar os atendimentos e faz com que nos continue mantendo e melhorando cada vez mais a qualidade, tanto profissional como também da assistência ao nosso usuário”, disse.

O deputado estadual Munir Neto, presente na reunião, destacou que as entidades beneficentes realizam um trabalho de excelência e atendem uma grande parcela da população.

“Esse edital, que foi aberto pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, vai contribuir muito com o desenvolvimento do trabalho e das ações. Quanto mais recurso investido, mais a gente consegue ampliar os atendimentos para a população. Parabéns ao governo municipal e a todos os participantes! Fico feliz ao ver que Volta Redonda vem avançando cada dia mais”, destacou Munir Neto.

Participaram também da reunião a subsecretária de Ação Comunitária, Rosane Marques; do Gabinete de Estratégia Governamental, Carlos Macedo; os vereadores Luciano Mineirinho, Valter Temponi e Nilton de Faria, o Neném.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.