Entre as pautas estavam projetos nas áreas de educação e cultura

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu nesta quinta-feira, dia 21, a Pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Ana Paula Bemfeito. O encontro, que aconteceu em seu gabinete no Palácio 17 de julho, e contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães e o secretário executivo de Projetos Especiais e Convênios, Carlos Rosa, teve como objetivo apresentar parcerias entre a prefeitura e o IFRJ.

Entre as pautas discutidas estão parcerias em várias áreas como educação e cultura. Um dos projetos é o ‘Eu também posso’, onde serão realizadas palestras e depoimentos com personalidades e profissionais bem sucedidos nascidos em Volta Redonda.

Durante o encontro foram discutidos também a criação de um grupo de trabalho para montar memórias de Volta Redonda; uma parceria entre a ‘Escola de Governo’, da prefeitura e o Instituto, através de cursos em áreas específicas e a realização de um Fórum Regional das universidades, com a intenção de que as empresas possam apresentar suas demandas profissionais ao acadêmicos da cidade.

De acordo com a Pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Ana Paula Bemfeito, que é nascida e criada em Volta Redonda, o objetivo é manter os jovens na cidade através do incentivo a educação. “Eu me formei e tive que sair da cidade para construir a minha carreira e isso é uma coisa que sempre que eu achei que tinha que mudar”, comentou.

Ana Paula disse ainda que “agora a região se tornou um grande centro de consumo de conhecimento através da rede acadêmica. E com a soma do público e privado podemos ver uma rede acadêmica muito diferenciada”, afirmou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comentou que procura fazer sempre mais pela cidade, independente de retorno pessoal. E que resgatar a história de Volta Redonda e mostrar para os jovens do município que eles podem crescer é muito importante. “Eu quero é fazer o melhor pela minha cidade, isso me traz muita felicidade. Temos muitos filhos de Volta Redonda que têm uma carreira profissional de sucesso e mostrar isso é muito importante para despertar o interesse de crescimento no jovens”, afirmou o prefeito.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges - SecomVR