O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, enviou à Câmara de Vereadores da cidade uma proposta para criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A proposta deverá ser apreciada pelos parlamentares nas próximas semanas. A ideia da criação da pasta é que ela coordene projetos, parcerias e ações em prol da segurança.

A nova pasta deverá ficar responsável pelo plano de segurança municipal, fazer a interlocução entre os órgãos municipais e as policias Civil, Militar e Federal; operacionalizar o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, a Cerca Inteligente, entre outros.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, a nova pasta se faz necessária para dialogar e fazer a interlocução entre os órgãos de segurança. “A nossa Guarda Municipal segue cuidando de todo operacional e com status de secretaria. O que estamos buscando é ter uma pasta exclusiva para planejar ações na área de segurança pública. Apesar de ser uma pauta de responsabilidade do Governo do Estado, estamos preocupados com a segurança e não vamos medir esforços nesse setor”, disse Samuca.

Volta Redonda, por ser a maior cidade da região, é muito visada, segundo o prefeito Samuca. Diante disso, é importante enfrentar a migração de criminosos. “Nossa cidade é a líder da região. Não vou medir esforços para preservar Volta Redonda e para que não ocorra migração de criminosos como aconteceu em outras cidades da região. É fato que existe uma sensação no interior de medo e insegurança e, por isso, acredito que precisamos planejar e executar de forma integrada operações de segurança. Não vamos medir esforços para preservar nosso povo”, completou.

O prefeito se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública; com deputados da Frente Parlamentar pela Segurança Pública; com a comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciana Rodigues; com o delegado da 93º Delegacia de Polícia, Franquis Nepomuceno; com a delegada da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher, Laisa Batista Lara; entre outros atores da área de segurança.

Samuca ainda lembrou que a interlocução com os demais órgãos de segurança já gera frutos positivos na cidade. “O projeto Cerca Inteligente está monitorando todas as entradas e saídas da cidade, com câmeras que fazem filmagens em mais de 40 ângulos diferentes. Isso nos permite na identificação de carros roubados ou que participaram de algum tipo de crime. E é assim com inteligência, parcerias e operações precisas vamos melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

SecomVR