Pelo segundo ano consecutivo, o município é destaque por adotar Modelo de Excelência em Gestão Pública seguido internacionalmente

 

Em solenidade realizada na última terça-feira, dia 03, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Volta Redonda recebeu o Prêmio Qualidade Rio, na Categoria Ouro, pelas práticas de excelência em gestão pública adotadas. Desde 2017, o município segue o Modelo de Excelência em Gestão Pública, preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade, e participa do processo de premiação que é gerenciado pelo Núcleo de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro.

 

O prêmio avalia se as organizações estão adotando práticas administrativas que tenham como foco o aumento da qualidade do serviço público, através de ações que promovam padrões elevados de desempenho em gestão. Mais de cem organizações concorreram ao prêmio este ano e a Prefeitura de Volta Redonda, assim como no ano passado, foi a única prefeitura a ser premiada nesta avaliação.

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que essa gestão municipal veio para quebrar paradigmas. “Reformulamos e trouxemos uma nova forma de se fazer gestão pública. Nosso foco está na melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão e isso gera melhores resultados no desenvolvimento da cidade. Esse prêmio é o reconhecimento de que, em pouco tempo, estamos no caminho certo”, afirmou Samuca.

 

No ano passado, a Prefeitura de Volta Redonda foi a única do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao modelo e a concorrer ao Prêmio de Excelência em Gestão Pública, conquistando a premiação na categoria bronze. Em 2019, com a implantação do modelo de excelência em gestão em todas as secretarias e autarquias da gestão municipal, o município foi o vencedor na categoria ouro.

 

O secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), André Luiz de Oliveira Soares, que participou da cerimônia de entrega do prêmio, informou que antes de ser submetida à avaliação para reconhecimento das práticas adotadas, a gestão municipal aplicou, de forma individualizada, a mesma avaliação dentro de cada secretária e autarquia. “Desta forma, foi possível verificar o nível de excelência em gestão de cada setor e detectar pontos de melhorias para o próximo ciclo”, contou.

 

O diretor de Modernização e Inovação da Seplag, Igor Alves de Sá e Souza, membro da equipe que coordenou a implantação do modelo de gestão em Volta Redonda, contou que ações como a criação do FiscalizaVR, da Escola de Governo e do Portal de Serviços, além da reestruturação do site da prefeitura, foram diferenciais para a conquista da premiação.

 

“Com o FiscalizaVR, melhoramos a qualidade do gerenciamento das solicitações de serviços públicos; a Escola de Governo e Gestão promove qualificação e treinamento para servidores do município; o Portal de Serviços é um espaço online onde o cidadão acessa todas as informações sobre os serviços públicos prestados pela prefeitura. Além disso, houve a reestruturação do site da prefeitura, tornando mais dinâmico o acesso aos principais dados e informações da gestão municipal”, explicou, lembrando ainda a modernização e reformulação da gestão administrativa como a criação da Controladoria Geral do Município, Ouvidoria Geral do Município e Central Geral de Compras.

 

Por Renata Borges com fotos de divulgação – Secom/VR
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