Organizado pela Secretaria de Planejamento, treinamento para servidores visa o aprimoramento da administração pública e a ampliação da transparência e do controle social

Volta Redonda vai sediar nesta quinta-feira, 19, o evento “TCE Presente: orientações para uma gestão efetiva”, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), o treinamento é voltado para funcionários públicos e tem como objetivos promover o aprimoramento da gestão pública, a ampliação da transparência e do controle social.

A capacitação será no plenário da Câmara Municipal, na Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, nº 511, no Aterrado, a partir das 9h30, e está aberta para servidores dos municípios de todo o Sul Fluminense. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://portal-br.tcerj.tc.br/web/ecg/curso-especifico?curso=2500. Mas a organização do treinamento em Volta Redonda afirma que vai aceitar inscrições na data e hora do evento.

“É importante, porém, que os interessados em participar da capacitação façam a inscrição prévia, via internet, para evitar tumulto na recepção do evento e eventuais atrasos por conta das inscrições de última hora”, avisou a secretária de Planejamento de Volta Redonda, Cora Peixoto da Silva, reforçando que o público-alvo é formado por prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, além de servidores municipais efetivos, comissionados e contratados de toda região Sul Fluminense.

Programação do evento

10h – Palestra: ‘O TCE-RJ e o Diálogo Interinstitucional com os Municípios’, com o conselheiro-Presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento;
11h – Palestra: ‘O Papel dos Tribunais de Contas’, com o vice-Presidente do TCE-RJ e Presidente do Conselho Superior da ECG (Escola de Contas e Gestão) do TCE-RJ, Márcio Pacheco;
12h – Palestra: ‘Controle externo por políticas públicas’, com o secretário-Geral de Controle Externo do TCE-RJ, Oséias Santana;
14h – Qualificação ECG/TCE-RJ: ‘Os Principais Impactos da Nova Lei de Licitações e Contratos nas Obras e Serviços de Engenharia’, com o auditor de Controle Externo do TCE-RJ, Rafael do Amaral Guedes.

Ainda estão previstos coffee break e intervalo para o almoço. O evento terá a carga horária de 6h e será entregue certificado aos participantes com frequência igual ou superior a 75% da referida carga horária.

Secom/PMVR.