Ação será intensificada no fim de semana para coibir descumprimento das normas de prevenção ao novo coronavírus

Volta Redonda completa, nesta sexta-feira, dia 24, 12 dias de flexibilização das atividades econômicas e mantém os eixos condicionantes dentro do limite acordado com a Justiça. A força-tarefa multissetorial de fiscalização do comércio para garantir o cumprimento das normas de prevenção à Covid-19, implantada em março pela prefeitura, é uma das responsáveis pelos resultados positivos. O trabalho diário da equipe vai reforçar a fiscalização no funcionamento dos bares neste fim de semana, principalmente no período noturno.

A força-tarefa, formada pela Guarda Municipal, as secretarias de Fazenda e de Segurança Pública, a Vigilância Sanitária, além das polícias Militar e Civil e Ministério Público, vai atender as denúncias feitas pela população por meio da Central Única de Atendimento (CAU), pelo telefone 156, e também pelo aplicativo FiscalizaVR. Além disso, fará rondas em locais que, tradicionalmente, apresentam concentração de pessoas em bares.

No último domingo, por exemplo, a fiscalização atuou na Praça da Colina e resultou na interdição de dois bares que descumpriam as normas sanitárias para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A equipe da força-tarefa identificou aglomeração e venda de bebidas para clientes em pé e sem máscara, o que é proibido pelos decretos municipais vigentes. É bom lembrar que a mesma praça foi fechada por dez dias no último mês de junho, também por apresentar aglomeração de pessoas.

O prefeito Samuca Silva lembrou que, além da força-tarefa, a prefeitura atua no combate ao novo coronavírus em outras frentes. “Temos o cinturão de controle de acesso de veículos nas entradas da cidade e ainda fiscalizamos o transporte público”, falou, acrescentando que, apesar do município ter investido na estrutura da Rede Pública de Saúde com a implantação do Hospital de Campanha, a disponibilização de 37 leitos de UTI e o convênio com a UFRJ para tratamento precoce dos casos leves da Covid-19, “a prevenção ainda é o melhor remédio”.

EIXOS DE MONITORAMENTO – Os seis eixos de monitoramento condicionantes para a reabertura das atividades econômicas são o número de casos suspeitos não aumentar mais que 5% por três dias seguidos; a ocupação de leitos de UTI não ultrapassar 50%; a ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60%; o grupo de risco permanecer em isolamento social; uso de máscara obrigatório em todo espaço público; além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

Secom/VR com fotos de arquivo