Benefício de até 50% para aposentados e pensionistas pode ser solicitado pela internet até 31 de agosto

O Departamento de Impostos e Imobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) de Volta Redonda já registrou, em 45 dias, 1.098 requerimentos solicitando desconto de até 50% para o IPTU 2023. O benefício para aposentados e pensionistas pode ser solicitado exclusivamente de forma online até o dia 31 deste mês, por meio do site voltaredonda.rj.gov.br/isenção-iptu.

Quem tiver dificuldades de acesso à internet pode se dirigir a um dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) ou à Subprefeitura do Retiro, onde as equipes estão capacitadas para dar entrada na solicitação do contribuinte. O atendimento presencial só será realizado a partir do dia 1º de setembro, na sede do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda).

“Nosso objetivo de antecipar os requerimentos de forma online é evitar aglomerações e facilitar a solicitação e concessão do benefício, agilizando o processo. É importante lembrar que para pedir o desconto, o contribuinte deverá estar com o IPTU 2022 quitado”, explicou a diretora do Departamento de Impostos e Imobiliários, Gabriela Borges.

Para solicitar a isenção de até 50% de desconto, é preciso preencher alguns requisitos: ser aposentado ou pensionista por morte (anexar certidão de casamento ou de óbito); ter renda de até 10 salários mínimos nacionais; ser proprietário ou possuidor do imóvel; residir no imóvel (casa ou apartamento) que deseja solicitar o desconto; não possuir débitos em aberto com a prefeitura, inclusive o IPTU 2022 precisa estar quitado completamente no dia da solicitação do desconto.

A Subprefeitura fica na Avenida Antônio de Almeida, nº 46, Retiro. Outras informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 156 - Central Única de Atendimento (CAU).

Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR