O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou nesta quinta-feira, dia 21, várias medidas que vão agradar aos funcionários de carreira da prefeitura, aos aposentados e aos contribuintes. A Cota Única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2019 que oferece um desconto de 18% para o pagamento a vista, vencimento no dia 28 de fevereiro, será prorrogada por decreto municipal assinado pelo prefeito para o dia 12 de março, quinto dia útil do mês.

Outra informação de interesse dos servidores efetivos, de carreira, e os aposentados da prefeitura, é que o pagamento dos salários de fevereiro será pago no último dia do mês, quinta-feira, dia 28. Ele disse que esta será a prioridade, pagar os servidores antes do período de carnaval que começa na primeira semana de março.

Estamos assinando um decreto prorrogando o pagamento do IPTU com 18% de desconto para o dia 12 de março, quinto dia útil do mês, devido a essa característica do carnaval. Excepcionalmente estaremos pagando aos servidores efetivos, de carreira, pessoal da saúde e aos aposentados, a partir do dia 28 de fevereiro, atendendo pedido dos servidores. Vamos deixar os cargos comissionados para uma folha paralela, se tiver recursos, mas a prioridade será os servidores de carreira. Os cargos comissionados serão pagos no dia 12 de março”, reafirmou Samuca.

O prefeito comentou vários assuntos, como o lucro declarado de R$ 5 bilhões e 200 milhões de reais no ano passado pela empresa siderúrgica que é maior contribuinte do município. “Isto é bom para a população de Volta Redonda e a região, porque mostra o retorno do crescimento econômico do país para os negócios e geração de empregos. Favorece a toda região.  A empresa já anunciou investimentos imobiliários na cidade.  E para incentivar o desenvolvimento criamos o imposto progressivo para estimular o desenvolvimento e colocar fim de áreas paradas. O projeto está na Câmara Municipal para discussão. Volta Redonda foi a cidade que mais criou empregos. Temos que pensar a cidade para os próximos 10 anos”, comentou.

A regulamentação dos aplicativos de transporte individual que dá direitos aos cidadãos de escolher como serão transportados, favorecendo a mobilidade urbana, o mutirão para os exames de mamografia, ultrassonografia e Raios X para zerar a fila de 24 mil exames, com o uso de equipamentos modernos na Policlínica da Cidadania. Os exames estão sendo realizados de segundas-feiras aos sábados para zerar as filas até 30 de abril, foi tema da conversa do prefeito com os ouvintes. “Em breve será realizada o mutirão das cataratas para zerar essas demandas na saúde pública. Fiquem atentos aos avisos no telefone celular”, afirmou o prefeito.

Samuca Silva falou da visita que realizou esta semana a Brasília (DF), onde fez contato com o titular do Ministério da Justiça, Sérgio Moro, apresentando projetos para parcerias e convênios com o Governo Federal na área de segurança pública, buscando a melhoria da qualidade de vida da população voltarredondense. O prefeito também fez uma visita à bancada federal que representa a região sul fluminense no Congresso Nacional para estreitar o relacionamento com os parlamentares, visando projetos e verbas públicas para investimentos.

Texto de Afonso Gonçalves, SecomVR