Doses da vacina estão sendo administradas nas unidades de saúde para quem ainda não está com o calendário em dia

A secretaria municipal de Saúde (SMS) informa que as doses da vacina contra o Sarampo estão sendo administradas normalmente nas unidades de saúde e faz parte do calendário vacinal para as crianças, adultos e profissionais de saúde. O setor de Epidemiologia da SMS esclarece que o município não registra nenhum caso de sarampo e nem recebeu nenhuma notificação da doença.

O prefeito Samuca Silva ressalta que não há motivos para alarde em Volta Redonda. “Não temos casos de doenças na cidade por isso não há motivos para pânico. Importante o cidadão levar sua caderneta de vacinação a unidade de saúde do seu bairro e verificar sempre se há necessidade de atualização”, disse o prefeito.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SMS, Milene de Souza Silva, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose. Esquema vacinal: Crianças a partir de um ano de idade até pessoas de 29 anos, duas doses. Pessoas de 30 a 49 anos, uma dose. Profissionais de saúde de qualquer idade, duas doses, já para gestantes, a vacina é contraindicada.

“Acima dos 49 anos o Ministério da Saúde entende que você tomou a vacina através de campanhas ou doses de rotina e não guardou o cartão ou que já teve contato prévio com a doença e desenvolveu a imunidade. Portanto, na faixa etária acima dos 50 anos o Ministério não indica a vacinação. A vacina também não pode ser administrada em gestante e nem em conjunto com a da Febre Amarela. Deve ter um intervalo de 30 dias entre as duas vacinas”, disse a coordenadora.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, ressalta que o município administra a vacina triviral de acordo com o calendário preconizado pelo Programa Nacional de Imunização. “As pessoas podem procurar as unidades de saúde com tranqüilidade. Estamos ministrando as doses da vacina de rotina que recebemos mensalmente”, orienta o secretário.

Por Fátima Santos - SecomVR