Sábado, dia 01, foi Dia D de vacinação; todas as 46 unidades da Atenção Básica de Saúde receberam a população alvo

Volta Redonda entrou na campanha pela erradicação do sarampo no Brasil e realizou neste sábado, dia 01, o Dia D de vacinação contra a doença. Todas as unidades da Atenção Básica de Saúde funcionaram, das 8h às 17h, para receber a população alvo. Crianças a partir de seis meses e adultos até os 59 anos foram vacinados.

O prefeito do município, Samuca Silva, afirma que Volta Redonda vai fazer sua parte. “Participamos de todas as campanhas propostas pelos governos Estadual e Federal para garantir a ampliação da cobertura vacinal contra o sarampo. O crescimento do número de casos da doença só pode ser evitado com a vacinação em massa”, falou, lembrando que o funcionamento das unidades no sábado facilita o acesso da população que trabalha durante a semana. “É a oportunidade de toda família se vacinar”.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, reforçou que a campanha de vacinação é uma estratégia importante para ampliar a imunização e interromper a circulação do vírus. “Volta Redonda não tem registros de casos da doença”, contou, lembrando que vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades da Atenção Básica em Volta Redonda.

Logo nas primeiras horas da manhã, a família Ramos, moradora do bairro Voldac, esteve na unidade do Jardim Paraíba para se vacinar. A filha Pietra, de sete anos, estava preparada para a picadinha da agulha, mas o cartão vacinal estava em dia. “Dei sorte”, comemorou. Mas o que ela chama de sorte é cuidado, disseram os pais dela Marco Aurélio e Gisélia. “Nós vamos tomar a vacina, nos preocupamos com a imunização e sempre verificamos o cartão dela durante as campanhas”, disse Marco.

Isabelle Marques de Souza, de 22 anos, também foi se prevenir contra o sarampo. “Sou do Rio de Janeiro, mas estou morando em Volta Redonda por conta da faculdade de psicologia. Tenho que cuidar da saúde”, comentou.

Para manter o sarampo fora das estatísticas em Volta Redonda, o município realiza mais dois Dias D de vacinação. O próximo será no dia 15 de fevereiro, quando nove unidades da Atenção Básica de Saúde, que cobrem toda extensão da cidade, vão funcionar para atender a população. São elas: UBSF São Geraldo, UBS Jardim Paraíba, UBSF Conforto, UBSF Siderlândia, UBSF Vila Mury, UBSF Retiro 1, UBSF Santa Cruz, UBSF Água Limpa 1 e UBSF Volta Grande. No dia 07 de março, todas as 46 unidades básicas voltam a abrir para mais um Dia D de vacinação, também das 8h às 17h.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR