Prefeito Samuca Silva decide data para início da nova gestão do Hospital do Retiro

Organização Social Mahatma Gandhi começará a atuar no próximo dia 19. E período de transição já começa nesta sexta-feira, dia 07.

Na tarde desta quinta-feira, dia 06, o Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, definiu com os representantes da Organização Social Mahatma Gandhi, que a partir do dia 19 de dezembro a associação começará a atuar no Hospital do Retiro. A reunião serviu para formalizar a apresentação entre prefeito e OS e definir que, a partir desta sexta-feira, dia 07, a equipe começará com o período de transição.

Samuca destacou os pontos da secretária municipal de Saúde e enfatizou os tópicos de interesse do governo, no Hospital Municipal Munir Rafful, antigo Hospital do Retiro. O contrato já foi assinado e, o processo de transição já está em andamento, no qual são definidos os trâmites legais.

A OS fará o gerenciamento, a operacionalização e a execução das atividades de saúde na unidade. A medida vai melhorar a saúde do município em vários pontos, como o aumento da eficiência na aquisição e reparo de equipamentos e insumos, além da menor burocracia. “Precisamos dar mais agilidade na saúde e essa mudança vai proporcionar isso. Para os funcionários também melhora, porque muitos serão contratados com base na consolidação das leis trabalhistas, ou seja, sairão da contratação por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo)”, explicou Alfredo.

Ainda de acordo com o secretário municipal de Saúde, a OS terá metas a serem cumpridas durante o período de vigência do contrato, que é de 24 meses. Além da secretaria municipal de Saúde (SMS), o Conselho Municipal de Saúde também participará da fiscalização do trabalho realizado pela OS e se ela está cumprindo as metas estabelecidas.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da mudança na forma de gestão da saúde de Volta Redonda. “Saúde é prioridade em nosso governo e estamos ajustando, realizando melhorias. Adquirimos o Hospital Santa Margarida que, em breve, vai ampliar o atendimento na cidade. O Hospital do Idoso já é uma realidade e, agora, o Hospital do Retiro vai oferecer um atendimento mais ágil e eficiente para a população. Desde o início estamos falando em gestão. Com a OS cobraremos resultados, metas e indicadores”, finalizou Samuca Silva.

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR