Equipe que trabalha na maior unidade do município conseguiu dar a volta por cima em apenas um ano e oito meses do novo governo

Maior hospital público municipal do Sul Fluminense, o São João Batista registrou na última quarta-feira, dia 30, um marco em sua história. A unidade realizou sua primeira doação e captação de um coração, que vai beneficiar um paciente da fila de transplantes do SUS (Sistema Único de Saúde). Além do coração, também foram doados outros órgãos e tecidos do mesmo paciente, beneficiando mais de quatro pessoas que aguardam por um transplante. A ação foi ainda um recorde de órgãos preparados para transplante no mesmo dia.

Quem presencia a atual fase do hospital, não imagina que há apenas um ano e meio a situação da unidade era totalmente diferente. Quando a atual gestão assumiu a Prefeitura encontrou o hospital sob intervenção judicial. A Justiça decidiu tomar o controle do hospital depois de sucessivas falhas e denúncias que pairavam sob uma organização social, escolhida pelo governo anterior para administrar o hospital a partir de novembro de 2019. Não fosse isso, havia o temor que o Hospital São João Batista fechasse as portas.

Em janeiro de 2021, o atual prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, indicou o vice-prefeito Sebastião Faria, como futuro diretor do hospital. Uma comissão de transição foi montada e aos poucos o controle do São João Batista voltou às mãos do Executivo Municipal. E lá para cá, vistorias foram feitas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para avaliar as condições do hospital e muitas melhorias foram constatadas.

No entanto, segundo contou Sebastião Faria, a maior constatação de que o hospital respira novos ares e está atendendo melhor vem de ações como a captação de órgãos desta quarta-feira. “A equipe toda está de parabéns, pois sem muito esforço e dedicação não teríamos dado a volta por cima. Graças a esse empenho e à solidariedade do nosso povo, foi possível registrar esse momento histórico para o hospital e para Volta Redonda de uma maneira geral. A credibilidade do nosso hospital está de volta”, destacou Faria.

Foto: Cris Oliveira-Secom/PMVR