Atendimento será realizado nesta quinta-feira, dia 29, das 8h às 12h, para detecção precoce de casos suspeitos de Hanseníase

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira, dia 29, uma campanha de avaliação dermatológica para doenças na pele, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Açude I. A iniciativa acontece das 8h às 12h, sem agendamento. Pacientes que tiverem alguma mancha com alteração de sensibilidade devem procurar a unidade. Serão realizadas consultas médicas para detecção precoce de casos suspeitos de doenças infecciosas, dentre elas, a hanseníase.

A coordenadora da Atenção Básica em Saúde da SMS, Albanéa Trevisan Baylão, ressaltou que a ação faz parte do Programa de Controle de Hanseníase (PCH), junto com a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Centro de Doenças Infecciosas (CDI).

“A ação já aconteceu em outras unidades básicas de saúde e dando continuidade à campanha, iremos realizar os atendimentos desta vez na UBSF Açude I. A campanha visa orientar a população sobre sinais e sintomas na pele, principalmente em relação à hanseníase. É importante informar também que as doenças de pele têm tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.

A hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujos principais sintomas são: manchas na pele com diminuição ou alteração da sensibilidade térmica, dolorosa ou tátil, podendo causar comprometimento dos nervos periféricos, nas mãos, pés ou face, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência e diminuição dos pelos, e suor. Sem o tratamento adequado, a pessoa pode ter incapacidades físicas e deformidades.

O contágio da hanseníase se dá pelo contato com o bacilo Mycobacterium leprae, transmitido por convívio próximo e prolongado, de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para outra, através das vias aéreas, por meio das gotículas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças.

Tratamento

A hanseníase tem cura, o tratamento é disponibilizado de forma gratuita e exclusiva no SUS (Sistema Único de Saúde). E quanto mais precocemente a doença for diagnosticada, mais rápido deve ser o início do tratamento, e maiores são as chances de cura sem sequelas.