Vacinas são recomendadas para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; imunizantes seguem disponíveis em todos os postos

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a partir desta quinta-feira, dia 6, a vacinação contra a meningite e HPV, em todas as 46 unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF), das 08h às 16h. Adolescentes de 11 a 14 anos deverão receber a vacina meningocócica ACWY. Já o público de 9 a 14 anos deve se imunizar contra o HPV (Papilomavírus Humano). A ampliação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteção dos adolescentes contra a meningite, considerando o surto da doença na cidade de São Paulo.

‘DIA D’

Neste sábado, dia 08, o município aproveitará o “Dia D” da campanha Primavera Rosa e aplicará também as vacinas meningocócica ACWY e HPV, em todas as unidades de saúde do município, das 08h às 17h. Para se vacinar é necessário apresentar a caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS.

O médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, ressaltou que a principal forma de prevenção contra as doenças é através da vacinação.

“Se não houver prevenção através da vacinação, algumas doenças, que já estavam erradicadas, podem reaparecer. Por isso, é primordial a vacinação. O município oferece todos os imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde. As famílias precisam estar atentas a caderneta de vacinas e procurarem a unidade de saúde mais próxima para atualizar a vacinação”, disse, acrescentando que os pais ou responsáveis devem levar os comprovantes de vacinação e se houver outras vacinas em atraso poderão ser aplicadas.

Horário estendido

Algumas unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira com atendimento até as 18h30. São elas: 249, Vila Mury, Açude I, Siderlândia, São Lucas, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz.