CER III vai funcionar nos moldes do Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, ampliando a capacidade de atendimentos na saúde do município

As obras no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Volta Redonda, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, no bairro Voldac, seguem a todo vapor. Agora, o espaço está na fase de instalação de equipamentos, como bancadas e o reservatório de água, construção do acesso de vans para desembarque dos pacientes e finalização das instalações hidráulicas.

O CER III vai funcionar nos moldes do Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, unindo a parte esportiva a um complexo de saúde. As obras se mostraram necessárias devido ao aumento no número de usuários encaminhados para atendimento. Além do cuidado dispensado ao usuário assistido, os familiares também receberão todo o apoio durante o tratamento, através de reuniões com informações sobre a evolução e orientação sobre os cuidados intradomiciliar.

“Serão desenvolvidas ações de práticas integrativas complementares aos familiares, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), tais como: ioga, dança circular e roda de conversa. Além de inserir os usuários entre as práticas esportivas disponibilizadas no município”, afirmou a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

O Centro Especializado de Reabilitação, que funciona hoje na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no antigo Hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, atende pacientes com deficiências visual, física e intelectual de Volta Redonda e outros 12 municípios da região. O novo espaço vai permitir integração da assistência para este público, que inclui ainda o Follow-Up (Centro de referência para crianças com atraso no desenvolvimento motor e intelectual) e do Polo de Ostomizados, que funcionam em locais separados.

A estrutura do novo CER III, com mais de 30 salas de atendimento, divididas em três pavimentos, conta com projeto arquitetônico acessível, com piso tátil, mapa tátil, rampas, corrimãos e barras de apoio.

No térreo vão ficar os consultórios de oftalmologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, odontologia e oficina de órtese e prótese. No segundo piso será o atendimento do Follow–Up, com consultórios de pediatria, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, salas de fisioterapia, integração sensorial, terapia intensiva motora e tratamento intensivo cognitivo.

Já o terceiro pavimento será destinado à reabilitação física, intelectual e visual, e contará com consultórios, salas de fisioterapia, integração sensorial, orientação visual de mobilidade, atividade de vida prática (espaço que simula os ambientes de uma residência) e ginásio terapêutico.

Fotos: Cris Oliveira/PMVR