Terceira etapa do mutirão em 2023 vai até este sábado, 11, somando cerca de 1,5 mil cirurgias realizadas no ano; no total são mais de dez mil procedimentos desde junho de 2021

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, nesta semana, a terceira etapa de 2023 do projeto “Revi-VER”, que oferta cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. O mutirão do mês de março fará 594 cirurgias de catarata, sendo 27 com anestesia ou sedação em ambiente hospitalar. Quatro crianças e 23 adultos com comorbidades farão o procedimento no centro cirúrgico do Hospital São João Batista (HSJB).

Nesta etapa também serão realizadas 60 cirurgias de pterígio, para retirada de membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila. Além de 450 exames de biometria – pré-operatório para a cirurgia de catarata, que faz o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas durante o procedimento. Houve exames nos dias 5 e 6, e ainda terá no dia 8 (quarta-feira), e os aprovados farão a cirurgia nesta quinta, sexta e sábado, dias 9, 10 e 11.

No “Revi-VER”, os pacientes comparecem à Ilha São João com hora marcada e o exame pré-operatório pronto. Após a operação, a enfermeira responsável pelo projeto, Érika Souza Santos, faz a primeira aplicação do colírio, que deve ser usado de hora em hora no primeiro dia, e entrega o frasco do medicamento, que é doado pela prefeitura. A consulta de revisão é feita no dia seguinte ao procedimento, também na Ilha São João. Ainda há revisão após 30 dias da cirurgia. Esses pacientes serão atendidos nesta sexta-feira, 10, na Ilha.

Projeto seguirá para atender demanda pelo procedimento no município

O vice-prefeito Sebastião Faria reforça que o “Revi-VER” será um projeto permanente para atender a demanda por cirurgias de catarata no município. Implantado em junho de 2021, mais de dez mil cirurgias já foram realizadas pelo projeto, sendo as três etapas de 2023 responsáveis por 1,5 mil procedimentos.

Ele avisa que todos que estão na fila de espera serão convocados para fazer o procedimento, através de comunicação oficial da secretaria de Saúde.

“As pessoas que já fizeram cadastro para cirurgia de catarata não precisam ir ao Dipa (Departamento de Informação, Programação e Avaliação) para renovar a solicitação, a menos que precisem atualizar o telefone para contato. E também não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João”, avisou Faria.

Novos agendamentos

O morador de Volta Redonda que tenha diagnóstico de catarata e ainda não está cadastrado no “Revi-VER”, pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o Dipa, na sede da secretaria de Saúde (no antigo hospital Santa Margarida), no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar cartão do SUS ou CPF, e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato.

Secom/PMVR