Primeiros procedimentos para suprir a demanda da rede municipal de saúde acontecem no próximo sábado

O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, inicia no próximo sábado, dia 1º, o mutirão de pequenas cirurgias dermatológicas. A ação, que acontece até o próximo mês de maio, é voltada para usuários da rede municipal de saúde que aguardam pelo procedimento. Cerca de 700 pessoas serão beneficiadas em abril.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Márcia Cury, com o mutirão serão atendidas as pessoas que estão na fila aguardando pela cirurgia, e assim vai diminuir o tempo de espera para as próximas demandas.

“Vamos atender nos sete dias da semana. De segunda a sexta-feira, após às 16h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h”, informou Márcia Cury, lembrando que a equipe do mutirão é coordenada pelo cirurgião-geral Reginaldo Marcello Júnior, e formada por mais quatro cirurgiões, um geral, dois plásticos e um dermatológico.

O cirurgião-geral Reginaldo Marcello Júnior explicou que as cirurgias são ambulatoriais, feitas em salas apropriadas e que os pacientes contam ainda com equipe técnica do centro cirúrgico do hospital. “Os pacientes são orientados sobre os cuidados no pós-operatório e recebem alta logo após o procedimento”, falou o médico.

A maioria das cirurgias é para retirada de lipomas, um tumor benigno; carcinomas, tumores que se originam de células da pele; nevos, manchas ou pintas na pele; cistos, que são nódulos subcutâneos; e queloides, calombo que aparece pelo excesso de colágeno (proteína), resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida.

Foto: Arquivo-Secom/PMVR