Vacina bivalente contra a Covid-19 também começou a ser aplicada para novo grupo nesta quarta-feira

 

O primeiro dia de vacinação contra a gripe (Influenza) teve alta procura em todas as unidades de saúde (UBSs e UBSFs) de Volta Redonda nesta quarta-feira, dia 12. Nesta primeira etapa, estão sendo imunizados os grupos prioritários. Hoje também teve início a vacinação com a bivalente contra a Covid-19 para um novo grupo, abrangendo agora pessoas acima de 12 anos com comorbidades. O intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada.

Morador do bairro São João, José Roque Valente, de 70 anos, foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba se vacinar e falou da importância de tomar o imunizante. “Todo ano tomo a vacina da gripe e parei de pegar a doença de uma forma mais grave. Então é muito importante todo mundo se vacinar. Também já tomei a bivalente. Falou que tem vacina, estou vindo tomar”, disse.

Quem também está com a vacinação em dia é a moradora do Aterrado, Tâmara Fernandes, de 65 anos. “Quando vi que liberou a vacina da gripe, vim logo aqui no posto do Jardim Paraíba tomar a minha. É rapidinho e você fica protegido. Todo ano estou aqui e procuro sempre estar com a caderneta de vacinação em dia”, afirmou.

Vacinação simultânea

Além da vacina contra a gripe (Influenza), as unidades de saúde de Volta Redonda também estão aplicando a vacina bivalente contra a Covid-19, já que a vacinação pode ser feita de forma simultânea. Com isso, muitas pessoas aproveitaram para tomar as duas doses e colocar a vacinação em dia, como foi o caso do morador do bairro Água Limpa, Paulo Roberto Chagas, de 68 anos, que esteve na manhã desta quarta-feira (12) na UBS Jardim Paraíba.

“Aproveitei que vim tomar a vacina da gripe e já tomei também a bivalente, para ficar com tudo em dia, porque a saúde tem que vir em primeiro lugar sempre e as vacinas são muito importantes”, destacou.

Público-alvo da vacinação contra gripe

Entre os alvos da campanha da vacinação contra Influenza estão: pessoas acima de 60 anos; trabalhadores e estudantes da área de saúde; grávidas e puérperas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com deficiência (PCD) permanente; trabalhadores da Educação; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; motoristas de ônibus, aplicativos e taxistas; trabalhadores portuários; caminhoneiros; pessoas com comorbidades; pessoas em situação de rua; pessoas de Instituições de Longa Permanência e Residências Inclusivas; e trabalhadores da Assistência Social.

Lista de comorbidades para vacinação contra gripe e bivalente

Doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; hipertensão; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados e portadores de trissomias.

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou cartão SUS. As unidades funcionam das 8h às 16h, entretanto algumas funcionam com horário estendido para atendimento, até as 18h: 249, Vila Mury, Açude 1, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/ Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz.

Fotos: Cris Oliveira-Secom/PMVR.

Pin It