Profissionais da unidade farão uma gincana entre setores com campanha para arrecadação de agasalhos e doação de sangue

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, preparou uma gincana solidária para celebrar a Semana da Enfermagem 2023, entre os dias 16 e 19 de maio. Divididos por setor, os profissionais estão em campanha para arrecadação de agasalhos e doação de sangue para o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no hospital.

A gerente de enfermagem do HSJB, Glauciléia de Souza Arbach, explicou que a opção pela gincana solidária surgiu por meio de enquete realizada com os profissionais que atuam na unidade. “A nossa ideia é comemorar a Semana da Enfermagem com atividades que permitam aos profissionais de enfermagem esquecerem um pouco do estresse do dia a dia da profissão. E, desta vez, resolvemos visar o social”, explicou.

“Os agasalhos recolhidos durante este período serão repassados à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), que vai definir como será a distribuição. Todo cidadão pode participar, basta procurar o hospital ou algum funcionário da unidade, escolher qual setor quer apoiar e fazer a doação”, avisou Glauciléia.

O ganhador será revelado no encerramento da Semana da Enfermagem, no dia 19 de maio, no auditório do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), anexo ao hospital. Para que a competição seja justa, as peças receberam pontuação: casaco pesado vale 20 pontos; calça, moletom e casaco de lã valem 10 pontos; cobertor e edredom, 30 pontos; e cachecol, par de meias, luva e touca, valem cinco pontos.

A festa de encerramento da Semana da Enfermagem do HSJB também terá show de talentos e a escolha do “Profissional mais Completo” e do “Colega Revelação”, eleitos por todos enfermeiros da unidade. Para a apresentação cultural, os setores ficaram livres para escolher entre música, teatro, paródia e outras manifestações artísticas inspiradas em uma das seis metas internacionais de segurança do paciente.

São elas: Identificar o paciente corretamente; Melhorar a eficácia da comunicação; Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; e Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.

Doação de Sangue

Para participar da campanha de doação de sangue, basta procurar o Núcleo de Hemoterapia, no anexo do UniFOA, no HSJB, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e avisar na hora do cadastro qual setor está representando. Pode doar qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; é necessário estar em boas condições de saúde; e não precisa estar em jejum.

É bom lembrar que o Banco de Sangue de Volta Redonda atende seis hospitais. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona; o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); além de um hospital privado na cidade. E ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios. E reforçar que cada doação pode salvar até quatro vidas.

Secom/PMVR