Em dois anos de implantação, o projeto realizou 12 mil operações e quase 50 procedimentos aconteceram na unidade hospitalar pela necessidade de sedação

O projeto “Revi-VER”, da Prefeitura de Volta Redonda, implantado em junho de 2021, faz cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Nesses dois anos, cerca de 12 mil operações foram realizadas, desses, quase 50 procedimentos foram em crianças e pacientes com comorbidades, que passaram pela cirurgia no Hospital São João Batista (HSJB), que atende os casos com necessidade de sedação.

Nesta semana, o “Revi-VER” completa a quarta etapa de cirurgias de catarata no município em 2023 com a oferta de mais 450 operações na Ilha São João e quatro no centro cirúrgico do HSJB. O hospital recebeu dois pacientes, um com dez meses e outro com sete anos, na noite dessa quarta-feira, 10, e na quinta, 11, outras duas crianças, uma de dois e outra de oito anos, passaram pelo procedimento.

As cirurgias de catarata em centro cirúrgico são indicadas para as crianças e pacientes adultos com comorbidades que, por conta do quadro clínico, precisam de sedação durante o procedimento e acompanhamento em ambiente hospitalar. Esta é a terceira vez que o “Revi-VER” utiliza o HSJB desde a implantação do projeto: em março deste ano foram realizados 27 procedimentos e em setembro do ano passado, 17 pacientes foram operados no hospital.

O diretor-geral do Hospital São João Batista e vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria, explicou que a necessidade da anestesia é identificada no momento do exame pré-operatório, na Ilha São João.

“Todas as crianças têm indicação de sedação e entre os adultos são pessoas que apresentam problemas cardíacos, Alzheimer e outras comorbidades que os impedem de serem operados no centro cirúrgico oftalmológico móvel”, disse Faria.

Ele ressaltou que as cirurgias são feitas pela equipe do ‘Revi-VER’ e o pós-operatório é feito na Ilha São João, nos mesmos moldes dos pacientes que operam no centro cirúrgico móvel. “Eles recebem alta no mesmo dia, algumas horas após o procedimento. E todos devem contar com acompanhante durante o período de internação”, avisou o vice-prefeito, que dirige o hospital.

Quarta etapa de cirurgias de 2023 acontece nesta semana

A quarta etapa do projeto “Revi-VER” começou na última terça-feira, 09, e fará 450 cirurgias de catarata até o próximo sábado, 13, no centro cirúrgico oftalmológico móvel, na Ilha São João. Além disso, estão previstos 400 exames pré-operatórios de biometrias ópticas, utilizados para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas na cirurgia, e 400 revisões de retorno, para quem fez a cirurgia em abril.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR