Pessoas que tiverem alguma mancha com alteração de sensibilidade devem procurar atendimento no local, das 8h às 11h

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta quarta-feira, dia 31, uma nova edição da campanha de avaliação dermatológica para doenças na pele. Desta vez, a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Padre Josimo vai ofertar, das 8h às 11h, consultas médicas para detecção precoce de casos suspeitos de doenças infecciosas, dentre elas, a hanseníase.

Devem procurar o serviço pacientes que tiverem alguma mancha com alteração de sensibilidade no corpo. O atendimento é aberto a toda a população do município. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Volta Redonda, Vanessa de Lima Huguenin, citou que o objetivo da iniciativa é identificar e tratar a hanseníase.

“Desde o ano passado, a Atenção Primária à Saúde promove a avaliação dermatológica. A cada nova edição, uma unidade básica de saúde promove o atendimento que é direcionado para o diagnóstico da hanseníase. Quanto mais precocemente a doença for identificada, mais rápido deve ser o início do tratamento, e maiores são as chances de cura sem sequelas. Todo o tratamento é disponibilizado de forma gratuita e exclusiva no SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou Vanessa.

A ação faz parte do Programa de Controle de Hanseníase (PCH), junto com a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Centro de Doenças Infecciosas (CDI). Vale lembrar que as doenças de pele têm tratamento no SUS.

Transmissão

O contágio da hanseníase se dá pelo contato com o bacilo Mycobacterium leprae, transmitido por convívio próximo e prolongado, de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para outra, através das vias aéreas, por meio das gotículas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças.

Secom/PMVR