Equipamento gera melhores imagens para os exames, melhora o atendimento e reforça a unidade que está sendo reformada e ampliada em parceria com o Governo do Estado

Em obras de reforma e ampliação, o Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, segue investindo para reforçar sua vocação de unidade hospitalar cirúrgica, e que é referência na região. O hospital adquiriu e já instalou um novo aparelho de ultrassom moderno, para uso exclusivo do Centro Cirúrgico, ampliando a capacidade e melhorando o atendimento aos pacientes da unidade.

De acordo com os dados técnicos da Samsung, empresa fabricante do equipamento, o HM70 EVO é um sistema de ultrassom portátil e híbrido, que oferece alto desempenho e uma variedade de aplicações clínicas. Ele é capaz de atender às necessidades de mobilidade, melhorando a atuação dos profissionais de saúde. É equipado com tecnologias avançadas que permitem mais produtividade e qualidade aos exames.

Um dos grandes destaques é a qualidade da imagem, já que conta com filtro de redução de ruído para melhorar a definição e ter imagens em 2D mais nítidas. Além disso, possui outro recurso que realça características complexas das imagens de ultrassom, como, por exemplo, na ortopedia em exames musculoesqueléticos.

O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, ressalta que o novo equipamento será dedicado ao Centro Cirúrgico da unidade, proporcionando mais capacidade tecnológica aos profissionais e melhor atendimento a quem precisa.

“Temos ampliado o número de cirurgias no hospital, inclusive quebrando recordes, e a melhoria nos equipamentos faz parte dos investimentos que o hospital vem realizando para melhorar o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde)”, contou Faria, lembrando que o hospital realizou 2.096 cirurgias nos primeiros cinco meses do ano, número 18,7% maior que o registrado no mesmo período de 2022.

Guincho transferidor – Além do ultrassom, o hospital adquiriu neste ano um guincho transferidor, que dá maior mobilidade para pacientes acamados ou com limitações, além de garantir a retirada do leito com maior periodicidade.

Hospital será reformado e ampliado com investimento de R$ 20 milhões

Com o reforço de tecnologia, o Hospital São João Batista segue investindo e se preparando para sua reforma e ampliação, que já foi iniciada e prevê um novo prédio com um dos andares abrigando exclusivamente um centro cirúrgico. O espaço terá várias salas para cirurgias e outras para recuperação pós-anestésica. A obra conta com R$ 20 milhões de investimento, em parceria com o Governo do Estado.

“Vamos ampliar a capacidade para realização de cirurgias de média e alta complexidade, além dos leitos de internação clínica cirúrgica e demais clínicas. Será um novo hospital que vai reforçar o papel da unidade como referência em saúde na região”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

As obras de reforma e ampliação já começaram e o hospital vai crescer para o lado onde hoje fica o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas. O quarto andar será o Centro Cirúrgico e o quinto vai abrigar 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto e mais 10 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) adulto.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR