Serão cinco sábados de atendimentos divididos por regiões do município; cães e gatos a partir de três meses devem se vacinar contra a doença

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será iniciada no próximo dia 26 de agosto (sábado) em Volta Redonda. A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai atender todas as regiões da cidade, com pontos de vacinação itinerante, durante cinco sábados, até 30 de setembro. A estimativa é vacinar mais de mil animais semanalmente. Devem se imunizar cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

A vacina será aplicada gratuitamente nas unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs), nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), e também nas igrejas e escolas municipais. Além disso, haverá um drive-thru de vacinação no dia 30 de setembro, na Ilha São João. O horário de atendimento acontecerá sempre das 8h às 17h. Vale ressaltar que a vacinação é anual e caso o animal não tenha sido vacinado no ano anterior, deve se vacinar este ano, normalmente.

O primeiro sábado de vacinação, no dia 26/8, vai contemplar nove bairros, nos seguintes locais: UBS Caieiras; UBS Candelária; UBS Dom Bosco; UBSF Nova Primavera; Cras Santa Cruz; UBSF Santa Rita do Zarur; Escola Juarez Antunes – bairro São Luiz; Igreja de Nossa Senhora Aparecida – bairro Pinto da Serra; e UBSF São Sebastião.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaina Soledad, citou que é fundamental os moradores levarem seus animais de estimação para se vacinarem. A dose única e anual da vacina garante proteção contra a raiva, que pode ser transmitida para seres humanos.

“É importante ressaltar que a raiva é uma doença altamente letal. Apesar de não termos relatos em Volta Redonda, a vacinação é um importante instrumento para manter esta condição. Importante mencionar que a imunização, além de proteger os animais contra a doença, também protege as pessoas, uma vez que os animais se eventualmente se contaminarem podem transmitir para seres humanos”, explicou a coordenadora.

Recomendações: cachorros devem ser levados na coleira. Cães de grande porte, além da guia, recomenda-se a utilização de focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte para animais domésticos. Recomenda-se ainda que todos os animais sejam conduzidos por um adulto, para evitar acidentes.

Confira as datas e os locais de vacinação antirrábica:

26/8 – Sábado

UBS Caieiras
UBS Candelária
UBS Dom Bosco
UBSF Nova Primavera
Cras Santa Cruz
UBSF Santa Rita do Zarur
Escola Juarez Antunes – bairro São Luiz
Igreja de Nossa Senhora Aparecida – bairro Pinto da Serra
UBSF São Sebastião

2/9 – Sábado

Praça Marechal Osório – bairro 249
UBSF Conforto
UBSF Eucaliptal
UBSF Jardim Belmonte
Cras Jardim Ponte Alta
UBSF Ponte Alta
UBSF São Lucas
UBSF Siderlândia

16/9 – Sábado

UBSF Belvedere
UBS Monte Castelo
UBSF Roma I
UBSF Roma II
UBS Rústico
UBSF São Geraldo
UBSF Siderópolis
UBSF Vila Rica/Tiradentes

23/9 – Sábado

UBSF Açude I
UBSF Açude II
UBSF Belmonte
Cras Belo Horizonte
UBSF Mariana Torres
UBSF Padre Josimo
UBSF Retiro I
Escola Amaral Peixoto – bairro Retiro
UBSF Retiro 3
UBSF Vila Brasília
Praça Nemem Elias Cury – bairro Vila Mury

30/9 – Sábado

Cras Aero
UBSF Água Limpa
Igreja Divino Espírito Santo – bairro Jardim Amália I
UBS Jardim Paraíba
Ilha São João – drive-thru
UBSF Santo Agostinho
UBSF Vila Rica/Três Poços
UBSF Vila Americana
UBSF Volta Grande
Cras Voldac

Foto de arquivo - Secom/PMVR.

Pin It