No mês de incentivo à amamentação, visitas das gestantes foram ampliadas; elas tiraram dúvidas e também conheceram o Banco de Leite Humano

 

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, recebeu gestantes que fazem o pré-natal nas unidades da Atenção Primária à Saúde, para conhecer a Maternidade e o Banco de Leite Humano. O objetivo é aproximar as grávidas do ambiente e da equipe que vai recebê-las no momento do parto, e acompanhá-las nos primeiros dias do período neonatal. As visitas foram intensificadas no Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

A coordenadora da Maternidade e da Pediatria do HSJB, a médica-pediatra Thais Junqueira Ferraz Vilela, coordena a visita. “É muito importante que as grávidas que vão ter o bebê conosco conheçam a unidade, tirem dúvidas, se aproximem da realidade que vão encontrar aqui para que a gravidez siga com mais tranquilidade. É preciso desmistificar a ideia de hospital e mostrar o acolhimento que a equipe está preparada para oferecer na hora do parto e no pós-parto”, disse a médica.

Durante o mês de agosto, o Hospital São João Batista recebeu cerca de 50 gestantes dentro deste projeto. Elas são recebidas pela equipe da maternidade, recebem orientações e fazem um tour pelas instalações. O local conta com 31 leitos divididos em dois alojamentos conjuntos, onde ficam mãe, bebê e acompanhante; sala de pré-parto; dois centros cirúrgicos; sala para parto humanizado (normal); uma Unidade Intermediária (UI) e a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal; além de sala para tratamento das gestantes; e setor de ginecologia.

Na tarde dessa quarta-feira, 30, a coordenadora da maternidade recebeu sete gestantes que estavam com a enfermeira Nicéia de Paula Ferreira, responsável pelo pré-natal delas nas unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) referência para os bairros Vila Rica, Jardim Tiradentes e Jardim Belvedere. A médica residente em Ginecologia, Natalia, também acompanhou as grávidas durante a visita.

Também estavam no grupo a enfermeira Rafaela Cristina de Souza e a técnica de enfermagem Cléia dos Santos Vieira da Silva, que atuam no Banco de Leite e fazem a “Hora da Mamãe” – de incentivo à amamentação no pós-parto (uma das ações que torna o HSJB um “Hospital Amigo da Criança e das Mamães”). Elas mostraram o Banco de Leite Humano da unidade e fizeram uma explanação com dicas sobre amamentação e o funcionamento do banco.

Gestantes aprovam iniciativa

A gestante Gabrieli Belam, que está na 22ª semana de gestação, levou o pai do bebê, Nicolau de Oliveira, para a visita à maternidade e aproveitou para tirar muitas dúvidas. “Perguntei muito, coisas que podem parecer bobas, mas que me deixavam insegura. Agora estou mais tranquila e confiante para esperar a Pandora”, falou.

Ana Luiza da Conceição também aprovou a iniciativa da equipe da maternidade do hospital. Ela está na 18ª semana de gestação e espera o menino Arthur. “Vir aqui antes, ter esse primeiro contato com as profissionais que vão estar aqui quando o bebê nascer, traz segurança para nós”, disse.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It