Objetivo é conscientizar mulheres de 25 a 64 anos para coleta do preventivo, e a partir de 40 anos para mamografia; unidades de saúde vão intensificar acesso aos exames no período de 23/09 a 22/12

Com o objetivo de conscientizar e prevenir as mulheres do câncer do colo do útero e de mama, a Prefeitura de Volta Redonda inicia neste sábado, dia 23, a campanha municipal “Primavera Rosa”. A iniciativa segue até o dia 22 de dezembro em todas as unidades básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs) do município.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é direcionada a todas as mulheres, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico para o câncer, como a coleta do preventivo – indicada para mulheres de 25 a 64 anos, porém as mulheres a partir do início da vida sexual também devem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica. E também para o exame de mamografia, recomendado para mulheres a partir de 40 anos.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, da SMS, Vanessa de Lima Huguenin, a campanha municipal visa contribuir para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e de mama, reduzindo a mortalidade para as doenças.

“O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer do colo de útero e de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Por isso, é importante que todas as mulheres, inclusive as gestantes, procurem atendimento nas unidades para fazer os exames e acompanhamentos necessários”, disse Vanessa.

Neste período de 23/09 a 22/12, as unidades básicas de saúde vão atender as mulheres de forma espontânea (sem agendamento), mas aquelas que quiserem agendar seu atendimento para coleta do preventivo, e também para acesso ao encaminhamento da mamografia, podem agendar os exames na unidade mais próxima da sua residência.

‘Dia D’

O Dia D da “Primavera Rosa”, com ampliação das atividades, será realizado em quatro sábados: 30 de setembro, 21 de outubro, 18 de novembro e 9 de dezembro. Nestes dias, todas as unidades básicas de saúde vão ficar abertas das 8h às 17h, com todos os serviços voltados às mulheres.

“Durante a campanha, cada unidade básica de saúde vai fazer sua programação com café da manhã, grupos educativos e palestras. Todas as atividades visam chamar a atenção das mulheres para a prevenção contra o câncer. Estas ações são uma forma de incentivo para que as mulheres se motivem a se cuidar”, comentou a coordenadora da Atenção Primária, Vanessa de Lima Huguenin.

Vacinação de rotina

A secretaria de Saúde também vai intensificar, durante a campanha “Primavera Rosa”, a atualização da caderneta de vacinação, com os imunizantes de rotina, principalmente para prevenção do HPV (papilomavírus humano). Adolescentes, tanto meninas quanto meninos, a partir dos 9 anos de idade, devem ser vacinados contra a doença. É necessário apresentar a caderneta de vacinas, o CPF ou o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Exposição ‘Mulheres Incríveis’

Dentro da programação da “Primavera Rosa”, o município vai sediar mais uma vez a exposição ‘Mulheres Incríveis’, da fotógrafa Fabíola Ito. Com fotografias de mulheres que venceram o tratamento do câncer de mama, a mostra cria uma mensagem de otimismo e superação.

A exposição será aberta no dia 6 de outubro, às 17h, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Com entrada gratuita, os visitantes podem conferir as fotografias de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto de arquivo.
Secom/PMVR