Procedimentos foram realizados através de videoartroscopia; que possibilita uma recuperação mais rápida dos pacientes

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, referência no interior do estado em traumato-ortopedia, realizou nesse fim de semana mais um mutirão de cirurgias de joelho. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados através de videoartroscopia – recurso minimamente invasivo, que possibilita uma recuperação mais rápida dos pacientes.

O ortopedista e diretor-médico do HSJB, Flávio Reis, comentou que o objetivo dos mutirões de cirurgias ortopédicas é reduzir a fila de espera pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Nos últimos três anos, estamos dando andamento às cirurgias eletivas que estavam paradas. Os mutirões são feitos às sextas-feiras e aos sábados na unidade hospitalar, e contamos com uma equipe de cirurgiões experientes, que garantem um atendimento de qualidade aos pacientes do SUS”, disse o diretor-médico.

As cirurgias do mutirão foram realizadas pelo Dr. Raphael Marchitto, da equipe de ortopedia do HJSB. Dois pacientes passaram por uma reconstrução do ligamento cruzado anterior no joelho, e outros dois por videoartroscopia. Além das cirurgias eletivas de joelho, o Hospital São João Batista também oferece mutirão de cirurgias urológicas.

Investimentos

Nos últimos três anos, o hospital recebeu vários investimentos, inclusive de equipamentos para reabilitação dos pacientes, como guincho transferidor, e melhorias para acomodação, como novos leitos de enfermaria, novas poltronas e TVs. O hospital também se modernizou agilizando e aumentando a segurança nos procedimentos, com a aquisição de um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro bisturis elétricos para o centro cirúrgico.

“O Hospital São João Batista (HSJB) quase fechou as portas e voltou a ser uma referência no nosso estado, bate sucessivos recordes de cirurgias e está sendo ampliado. Nossa saúde melhorou muito, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer para ficar ideal, porém estamos no caminho certo”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.

HSJB está sendo ampliado

As obras de ampliação do Hospital São João Batista estão em andamento. O projeto prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico, onde ficava o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas.

O investimento ocorre por meio da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado, que liberou mais de R$ 31 milhões para as melhorias. Nesta nova estrutura um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica com 10 leitos; este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.

Acima dele, serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com 20 leitos e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com 10 leitos interligados ao 2° piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores.

Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados. Esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender a RDC 50 e 36, normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender às normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído. Toda unidade atenderá às resoluções pertinentes a estabelecimento de saúde.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.