Ações educativas e de orientação, além de aferição de pressão, IMC, glicemia capilar e circunferência abdominal, acontecem durante a semana na unidade

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda preparou uma série de ações para os pacientes do Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado, no bairro Aterrado. As atividades educacionais, orientativas e de saúde tiveram início na manhã desta segunda-feira, dia 25, com café da manhã e uma palestra em formato de bate-papo entre estudantes do curso de Fisioterapia da UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e os usuários atendidos no centro cardiológico. Eles puderam conversar sobre fatores de risco, cuidados e o trabalho da fisioterapia na reabilitação cardiológica, dentre outros assuntos relacionados.

“Nós pensamos em um evento que pudéssemos fazer durante a semana inteira e tivesse algum benefício para o paciente, alguma mudança. Estarão participando alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia, além de profissionais do Programa de Controle de Tabagismo”, explicou Cinara Cunha, que é enfermeira coordenadora do Centro Cardiológico e organizou a campanha.

Em meio a corredor e salas decoradas e com frases sobre os cuidados com o coração, o aposentado Manoel Goulart de Almeida, de 70 anos, morador do bairro Roma I, participou atento à roda de conversa e elogiou a atividade, inclusive aproveitou para tirar sua dúvida durante o bate-papo.

“Foi interessante, porque tenho problema de muita ansiedade. Fui ao posto perto de casa e vim ver essas dores no peito. É muito importante cuidar do coração, a gente depende dele, né?”, disse o aposentado enquanto aguardava ser atendido.

Quem contribuiu com orientação ao senhor Manoel foi a estudante Júlia Bahia, do 6º período de Fisioterapia, que estava acompanhada da responsável pelo serviço de reabilitação cardiovascular e metabólica do Centro Cardiológico, a fisioterapeuta Patrícia Teixeira.

“É muito boa essa questão de a gente estar passando informação também, recebendo o feedback da pessoa. O senhor (Manoel) perguntou se a ansiedade estava associada às doenças cardíacas, e eu achei bem legal esse interesse. Acredito que eu consegui transmitir a informação pra ele e os outros presentes”, contou Júlia que, assim como as colegas de faculdade Thayla Vanzeloti e Letícia Martins, também foi convidada pela fisioterapeuta Patrícia Teixeira, do Centro, que também leciona para as futuras profissionais.

Outras ações

As atividades foram divididas em três tipos: a sala de espera, que funciona como uma roda de conversa enquanto o paciente está aguardando a consulta; atendimentos individuais; e palestras.

Além das ações de orientação e educativas, a programação conta ainda com uma tenda na entrada do Centro Cardiológico, com profissionais de enfermagem da unidade, que estarão realizando durante toda a semana aferição de pressão arterial, glicemia capilar, circunferência abdominal e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

“Esses quatro dados são importantes para a pessoa que tem predisposição a desenvolver qualquer doença crônica, como diabetes, hipertensão, cardiopatia. É um fator de risco”, explicou a enfermeira Cinara Cunha.

Atendimentos

O Centro Cardiológico Municipal realiza cerca de 2.300 consultas e exames, como: eletrocardiograma, ecocardiograma, holter 24 horas, mapa e teste ergométrico. Moradores do município que chegam ao local são encaminhados por profissionais da Atenção Primária à Saúde – unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs).

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, lembra que a gestão municipal tem como uma das prioridades do cuidado integral o diagnóstico precoce de usuários com doenças cardiovasculares. Ela cita que o acesso ao diagnóstico foi ampliado com a descentralização do eletrocardiograma nas unidades de saúde da atenção primária.

“E na atenção especializada, foi implantada a clínica cardiológica para seguir com a linha do cuidado aos pacientes com a realização dos exames de mapa, holter, ecocardiograma, eletrocardiograma e teste de esforço e reabilitação cardiopulmonar. Acreditamos que, com a ampliação do acesso aos exames e consultas, os usuários serão assistidos com maior qualidade”, disse a secretária, acrescentando que, além das consultas e exames, são feitos investimentos na oferta de atividades físicas com a inserção dos educadores físicos nas unidades de saúde da Atenção Primária.

Confira a programação do Centro Cardiológico durante a semana em comemoração pelo Dia Mundial do Coração:

– Fisioterapia: de 25/9 (segunda-feira) a 29/9 (sexta-feira), manhã e tarde;
– Psicologia: dia 27/9 (quarta-feira), às 14h30 e às 16h30;
– Nutrição: dias 25 (segunda-feira), 28 (quinta-feira) e 29/9 (sexta), das 13h às 17h;
– Farmácia: dia 27/9 (segunda), das 8h às 12h;
– Programa de Controle de Tabagismo: dia 28/9 (quinta), às 8h.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR