Mutirões serão no próximo fim de semana, dias 30/9 e 1/10, e no feriado prolongado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, de 12 a 15 do mês que vem

A Prefeitura de Volta Redonda, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou 1.380 vagas para consultas de primeira vez com oftalmologistas entre os meses de setembro e outubro. Os atendimentos serão feitos por mutirões: o primeiro no próximo fim de semana, dias 30/9 e 1/10, e o segundo entre os dias 12 e 15 (quinta a domingo) do mês que vem, no feriado prolongado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, explicou que as vagas de primeira vez foram destinadas a pacientes que já estavam na fila de espera.

“Os pacientes foram referenciados pelas unidades da Atenção Primária”, falou, reforçando que o sistema de mutirão funciona para reduzir o tempo de espera para as próximas demandas.

As consultas serão no Centro Oftalmológico Dr. Rosuel Zaidan, localizado na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, no Estádio Raulino de Oliveira, bairro Nossa Senhora das Graças, que agora é coordenado pelo Instituto de Olhos Parolin. A empresa também é responsável pelo programa Revi-VER, implantado em 2021, que já fez quase 13 mil cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município.

De acordo com o prefeito Antonio Francisco Neto, o objetivo é repetir no Centro Oftalmológico a parceria de sucesso que fizemos com o programa Revi-VER.

“Ampliar a oferta de atendimentos de oftalmologia, consultas e exames faz parte da reestruturação do serviço de saúde no município, no qual estamos trabalhando desde 2021. E ainda está nos planos fazer com que o Hospital do Retiro volte a ser um centro de atendimento para as cirurgias de maior complexidade”, afirmou Neto.

No primeiro fim de semana de mutirão, três médicos oftalmologistas vão atender 230 pacientes no sábado e 230 no domingo, das 7h às 18h. Todos com horário previamente marcado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em outubro, foram disponibilizadas 920 vagas, divididas igualmente entre os quatro dias de mutirão.

Foto de arquivo - Secom/PMVR.