Saúde está reestruturando serviços, incluindo a construção de novos espaços na Ilha São João para atender demanda reprimida

A Prefeitura de Volta Redonda está reestruturando o serviço de oftalmologia oferecido pelo SUS (Sistema Único e Saúde) no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é reorganizar a oferta de consultas, exames e cirurgias, reduzindo o tempo de espera dos pacientes. Uma das ações que vai permitir essa reestruturação é a construção de uma clínica com quatro consultórios, recepção e banheiros na Ilha São João, por determinação do prefeito Antonio Francisco Neto. A estrutura ficará ao lado dos consultórios móveis que atualmente são utilizados para os mutirões de cirurgias de catarata, por meio do programa Revi-VER. A obra está em andamento e deve ser concluída em novembro.

“Temos um contrato com a empresa que realiza a cirurgia de catarata e acrescentamos a esse contrato as cataratas hospitalares, a catarata congênita, vitrectomia, capsulotomia, aquilo que a gente precisava ter de procedimento cirúrgico, mas que necessita de um ambiente de centro cirúrgico melhor equipado, pelo tipo de procedimento a ser feito e a depender do perfil do profissional”, explicou Sheila Rodrigues, diretora do Departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da SMS.

Além da clínica, o projeto prevê a construção futuramente de um espaço para pequenos procedimentos cirúrgicos. Todas essas estruturas médicas que estão sendo construídas, aliadas aos consultórios móveis, vão permitir ampliar a oferta de serviços com a implantação efetiva de uma rede de oftalmologia na rede pública, conforme o que estabelece a Portaria n° 957 do Ministério da Saúde, de 15 de maio de 2008, que institui a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia.

Rede vai atender em três blocos de serviços

Essa rede de oftalmologia será dividida em três grandes blocos de serviços. O primeiro será de atendimentos clínicos: o contrato prevê 30.841 consultas para 26 itens clínicos (tratamento de glaucoma, de retina, entre outros). O segundo é o bloco que conta com a oferta de 322.234 exames para diagnósticos de 33 itens (biópsias, biometria, microscopia, OCT, exame especular, etc.). O último bloco é o de cirurgias, que contempla 4.286 procedimentos para 100 itens que se somam às cirurgias de catarata (vitrectomia, capsulotomia, iridectomia, catarata congênita, catarata hospitalar, entre outros).

Essa rede já começou a ser implantada. Com uma equipe que conta com 12 médicos-oftalmologistas, as consultas clínicas foram iniciadas em setembro, quando foram ofertadas 2.073 consultas, e segue neste mês de outubro com 2.886 previstas. Os exames começam a ser realizados agora em outubro e as cirurgias aguardam conclusão da obra na Ilha São João para serem iniciadas, o que deve acontecer ainda neste ano.

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, explicou que a implantação da rede de oftalmologia só está sendo possível graças a um trabalho que contou com a contribuição de profissionais que atuam diretamente com os serviços e das equipes da SMS. Ainda segundo ela, também houve processos de licitação e a necessidade de adquirir novos equipamentos (alguns importados) por parte da empresa, para adequar o atendimento.

“Quando o prefeito Neto reassumiu, muitos serviços estavam parados. Identificamos a necessidade de zerar a fila da catarata primeiro. E agora estamos reestruturando os serviços para diminuir o tempo de espera também de outras cirurgias, e das consultas e exames”, disse a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, acrescentando que o custo da contratação dos serviços foi igual e, em alguns casos, menor que o preço da tabela praticada pelo SUS.

“Quando chegamos (no início do governo, em 2021) encontramos equipamentos com problema, em locais inapropriados, e precisamos começar uma reestruturação da saúde pública em Volta Redonda. Com muito trabalho de todos e apoio de parceiros como o Governo do Estado estamos conseguindo retomar os serviços e elevar a qualidade no atendimento à população. O povo de Volta Redonda merece”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.