Mais 480 cirurgias de catarata e 60 de pterígio serão realizadas nesta semana, entre os dias 17 e 21

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (17) mais uma etapa do programa “Revi-VER”, que oferta cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana os procedimentos serão realizados entre os dias 17 e 21. Durante esse período, serão feitas 480 operações de catarata, 60 de pterígio e 300 exames de biometria. Desde que o projeto foi implantado, em 2021, já foram realizadas 12.726 cirurgias (sem contar os procedimentos desta semana).

Os pacientes também são submetidos a um acompanhamento pós-operatório. A previsão é que essa semana sejam realizadas 240 revisões dos procedimentos efetivados nos últimos 30 dias. As cirurgias são realizadas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel, em um veículo adaptado estacionado na Ilha São João.

Ao longo desta nova etapa do “Revi-VER” também serão realizados 90 procedimentos de YAG laser, popularmente conhecidos como “limpeza da lente”, necessários em alguns casos após a cirurgia de catarata.

Projeto ‘Revi-VER’

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o Dipa – Departamento de Informação, Programação e Avaliação – que fica na secretaria de Saúde (no antigo hospital Santa Margarida), no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato. Não é necessário ter encaminhamento oftalmológico, pois haverá avaliação médica antes do procedimento cirúrgico.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.