De novembro de 2021 a setembro deste ano, 827 procedimentos foram realizados no Hospital São João Batista

Os mutirões de cirurgias eletivas promovidos pela prefeitura no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, vêm transformando a vida de muitas pessoas. De novembro de 2021 a setembro deste ano, 827 procedimentos foram realizados na unidade de saúde, garantindo maior qualidade de vida a quem sofria com limitações e dores. A ação teve como objetivo zerar a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde).

Elizabeth Zeni de Lima Silva, de 61 anos, é moradora do bairro Água Limpa e foi uma das beneficiadas com uma cirurgia de artroplastia total de quadril, em outubro do ano passado. Hoje, um ano depois, a vida é muito melhor, segundo ela.

“Fui internada no HSJB com muita dor e 20 dias depois já estava sendo operada. Daí para cá tudo mudou. Eu não conseguia nem andar antes da cirurgia e agora tenho uma vida normal. Consigo fazer as tarefas de casa, que eram realizadas pelo meu marido devido a dor insuportável que eu sentia. Renasci depois da cirurgia. Nunca imaginei que seria tão bem acolhida e que a equipe do hospital iria me tratar tão bem”, contou Elizabeth.

Carlos Alberto Guedes, de 65 anos, morador do bairro Nossa Senhora das Graças, também passou por cirurgia e foi só elogios a equipe médica e ao atendimento no HSJB.

“Em janeiro deste ano fiz a cirurgia de artroplastia total de joelho e me surpreendi com o resultado. A equipe de enfermagem e o médico que me operou foram espetaculares. Todos competentes e atenciosos e isso conta muito, pois ficamos apreensivos por conta do procedimento que seremos submetidos. Fiz a cirurgia no joelho esquerdo e estou no pré-operatório para fazer do direito. Minha vida tem mudado, e para melhor. Minha qualidade de vida era horrível, pois não conseguia nem ficar em pé. Hoje tenho sustentabilidade e agilidade. E vai melhorar ainda mais depois da próxima cirurgia”, disse Carlos Alberto.

O morador do bairro Conforto, Walter Leite, de 67 anos, sofreu um acidente e teve que passar por uma cirurgia no mês passado. Ele afirmou que no Hospital São João Batista recebeu o melhor tratamento da vida dele.

“Tive o melhor tratamento da minha vida. Me senti seguro, bem cuidado por uma equipe extremamente atenciosa. Não esperava outra coisa, pois tudo que o prefeito Neto faz é com excelência”, elogiou Walter.

Preparação para os mutirões

O ortopedista e diretor-médico do HSJB, Flávio Reis, explicou que para atender a toda demanda foi montada uma equipe com médicos e anestesistas de plantão, já que a maioria dessas cirurgias eram feitas aos sábados, para não comprometer o centro cirúrgico nos dias de semana.

“Para agilizar as cirurgias e reduzir a fila de espera pelo SUS, resolvemos fazer os mutirões. Para isso, nos preparamos para realizar os exames pré-operatórios, riscos cirúrgicos e até questões administrativas como a licitação para a compra de próteses (de joelhos e quadril). O resultado está aí e só temos a comemorar”, celebrou o médico.

Os mutirões promovidos pela Prefeitura de Volta Redonda para zerar a fila, e atender aqueles que precisam de atendimento na rede municipal de Saúde, começaram a ser realizados em novembro de 2021. Nesses dois meses de 2021 (novembro e dezembro) foram feitas 30 cirurgias urológicas. No ano seguinte, no período de março a dezembro de 2022, a unidade realizou 329 cirurgias; e, em 2023, a unidade hospitalar já realizou, até o mês de setembro, 468 cirurgias.

HSJB é referência no interior do estado

O Hospital São João Batista é referência no interior do estado em traumato-ortopedia, neurocirurgias e procedimentos urológicos e de tórax. Além de contar com profissionais competentes e experientes, nos últimos meses, a prefeitura investiu em equipamentos para garantir cirurgias menos invasivas e uma reabilitação mais rápida. Entre os aparelhos estão bisturis elétricos, ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), microcâmera para videoartroscopia e guincho transferidor – para garantir maior segurança no transporte de pacientes. O hospital também recebeu melhorias nas acomodações como novos leitos de enfermaria, novas poltronas e TVs.

O diretor-geral do HSJB e vice-prefeito, Sebastião Faria, lembrou que o hospital voltou a ser uma referência no estado e quase fechou as portas. “Além do aumento no número de cirurgias e dos investimentos, o HSJB será ampliado. A obra, que já está em andamento, vai ocupar o estacionamento dos funcionários. O projeto prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas. Estamos avançando a passos largos na saúde de Volta Redonda”, afirmou Faria, lembrando que o investimento ocorre por meio da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, que liberou mais de R$ 31 milhões para as melhorias.

Foto de Cris Oliveira- Secom/PMVR.