Obra de reforma e ampliação da unidade prevê edificação de cinco pavimentos, sendo um andar exclusivo para centro cirúrgico

A reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, entraram em uma nova etapa. Na última sexta-feira (20), os pilares do novo prédio começaram a ser erguidos e, com isso, o próximo passo será a concretagem da primeira laje.

A obra da Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Governo do Estado, prevê uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento com 70 vagas, e um andar funcionando exclusivamente como centro cirúrgico. O novo prédio será interligado ao atual hospital e contará com rampa e elevador.

O investimento de cerca de R$ 20 milhões soma as melhorias que a administração municipal vem promovendo na saúde pública do município. O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, citou que o Hospital São João Batista quase fechou as portas em 2020 e passou a sofrer intervenção judicial que durou até 2021, quando o hospital voltou a ser administrado pela prefeitura.

“Graças ao nosso empenho e à parceria com o Governo do Estado, o Hospital São João Batista voltou a ser referência no estado do Rio de Janeiro e segue conquistando recordes de cirurgias. Com muito trabalho, estamos conseguindo ainda ampliar esta unidade de grande porte, de atenção ambulatorial e hospitalar, de média e alta complexidade. A ampliação e reforma vão permitir aumentar a capacidade de atendimento, beneficiando as pessoas que mais precisam e dependem da saúde pública”, disse o prefeito.

Neto ainda acrescentou que a iniciativa de ampliação do hospital era um pedido da própria população.

“Trata-se de um sonho de toda a população de Volta Redonda que será realizado, pois o Hospital São João Batista precisava muito crescer para dar conta da nossa cidade. A gente sabe que ainda tem muito para fazer, mas eu garanto que vamos melhorar nossa saúde a cada dia”, finalizou.

Ampliação e reforma do HSJB

O projeto prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico, onde ficava o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas. Nesta nova estrutura, um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica com 10 leitos; este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.

Acima dele, serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com 20 leitos e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com 10 leitos interligados ao 2° piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores. Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados. Esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender a RDC 50 e 36, normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender às normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído. Toda unidade atenderá às resoluções pertinentes a estabelecimento de saúde.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.