Unidade atendeu quatro pacientes no sábado (18) e dois na segunda-feira (20), feriado pelo Dia da Consciência Negra; mutirão chega a 112 operações do tipo em 2023

O fim de semana prolongado foi de trabalho para a equipe de ortopedia do Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda. No sábado (18) e na segunda-feira (20), feriado pelo Dia da Consciência Negra, mais seis pessoas foram atendidas pelo mutirão de cirurgias ortopédicas, que em 2023 já operou 112 pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

No último sábado, Estanislau Alves Oliveira e Lucas de Freitas Oliveira fizeram a reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo; Márcia Helena Freitas Monteiro Silva passou por videoartroscopia de joelho direito; e Doracy Soares Ferreira fez videoartroscopia do joelho esquerdo. Todos foram operados pelo cirurgião ortopedista Raphael Marchitto e tiveram alta médica no domingo, dia 19.

Na segunda-feira, Raphael Marchitto se juntou ao também cirurgião ortopedista Bernardo Martins para atender mais dois pacientes, que já estavam na fila de espera pelo procedimento pelo SUS. Andrelino Ferreira, de 77 anos, fez uma osteossíntese de fratura transtrocantérica de fêmur direito com o médico Bernardo Martins; e José Paulo Rocha, de 72 anos, passou por a artroplastia total do quadril esquerdo com o médico Raphael Marchitto. Os dois têm alta prevista para esta quarta-feira (22).

O diretor-médico do Hospital São João Batista, o médico ortopedista Flávio Reis – que também atua no mutirão – reafirmou que o mutirão seguirá acontecendo aos finais de semana e feriados. “Essa logística foi escolhida para que o mutirão não interfira no dia a dia da unidade, que retomou as cirurgias eletivas em 2021 e ainda faz procedimentos de emergência”, disse.

“Voltamos a ser referência no estado por conta dos sucessivos investimentos em modernos equipamentos e conforto para pacientes e acompanhantes, desde 2021, e contamos com uma equipe de cirurgiões experientes, que garantem um atendimento de qualidade aos pacientes do SUS”, falou o diretor-Geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, lembrando que a obra para ampliação da capacidade da unidade está avançando.

Foto: Divulgação – Secom/PMVR