Paredes do segundo piso começarão a ser erguidas nos próximos dias; unidade vai atender gratuitamente cães e gatos da região

As obras do Hospital Veterinário de Volta Redonda tiveram mais uma etapa concluída esta semana, com a finalização da concretagem da laje do primeiro andar, que também servirá de piso para o segundo pavimento. Localizada na Rua 401, no bairro Rústico, a unidade vai oferecer atendimento médico-veterinário gratuito para cães e gatos, atendendo toda a região do Médio Paraíba.

De acordo com os responsáveis pela obra, realizada em parceria com o Governo do Estado, a laje foi concretada nessa terça-feira (21), após uma semana de montagem da sua estrutura. A expectativa é que no próximo sábado (25) tenha início o assentamento de alvenaria do segundo piso, primeiramente com a marcação da arquitetura.

O levantamento das paredes do segundo andar deve durar cerca de 14 dias, e ao mesmo tempo será feita a instalação das partes elétricas e de hidrossanitário (água e esgoto), seguido pelo reboco e a próxima laje da construção.

Estrutura

Com investimentos de mais de R$ 3,6 milhões, o hospital público vai ocupar um terreno de 3,5 mil metros quadrados, e, depois de pronto, terá 760 m² de área construída com quatro consultórios; ambulatório; recepção; laboratório; salas de raios-x, ultrassonografia, cirurgia e de recuperação anestésica; espaço para tratamento de doenças infectuosas; áreas de esterilização/higienização; e canil.

O projeto da obra foi definido pela Prefeitura de Volta Redonda por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). A prefeitura doou o terreno, enquanto o Estado foi responsável pelo processo de licitação para escolher a empresa que está executando a obra, além da fiscalização e manutenção da unidade.

“Estamos muito satisfeitos com o andamento das obras. Quando for concluído, o Hospital Veterinário será referência para toda a região ao oferecer atendimento gratuito para cães e gatos, que muitas vezes são criados por tutores que não podem arcar com as despesas de alguns tratamentos veterinários”, salientou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Além do futuro Hospital Veterinário, a Prefeitura de Volta Redonda investe na causa animal por meio da criação do programa “Cidadania Animal”, que viabiliza gratuitamente a castração de cães e gatos, priorizando protetores e ONGs (Organizações Não Governamentais) no atendimento e levando os animais para serem castrados através da Ambulância Animal. O município ainda investiu em um castramóvel, que atende de forma itinerante os bairros.

Foto: divulgação – Secom/PMVR