Programa implantado pela prefeitura em 2021 iniciou busca ativa nas escolas e já avaliou 20 mil estudantes neste ano

O projeto “Coluna Reta”, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em junho de 2021 para prevenir e oferecer tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde), alcançou o número de 40 cirurgias realizadas. Mais dois procedimentos de alta complexibilidade aconteceram no último final de semana no Hospital São João Batista.

O ortopedista Juliano Coelho, especialista em coluna e idealizador do projeto – que realiza duas cirurgias por mês no município –, explicou que uma adolescente de 13 anos tinha escoliose neuromuscular de alto valor angular; e uma mulher de 28 anos, com faixa etária acima da prevista pelo projeto, foi incluída pela deformidade rara que apresentava. Ela tinha dorso curvo, com angulação grave, mais comum em meninos.

“As pacientes foram operadas no sábado (25); os procedimentos foram bem sucedidos e as duas devem ter alta médica nesta quarta-feira (29)”, falou o médico.

Busca ativa nas escolas

O objetivo do “Coluna Reta” é promover o diagnóstico precoce da escoliose, pois, quanto mais cedo se descobre o problema, mais fácil o tratamento com fisioterapia – também ofertado pelo programa – ou uso de colete, evitando o tratamento cirúrgico.

Para isso, o projeto iniciou em março de 2023 uma busca ativa por crianças e adolescentes com a deformidade nas escolas da rede municipal. Mais de 20 mil estudantes passaram pela avaliação, cerca de dez mil foram fotografados e 48 encaminhados para fisioterapia.

No próximo ano, a busca ativa do “Coluna Reta” vai se estender para as unidades da Rede Particular de Ensino.

Modelo para todo estado do Rio

O projeto implantado em Volta Redonda – e pioneiro no Brasil – serviu de referência para um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Munir Neto. Sancionado pelo governador Cláudio Castro (Lei Nº 10.009/2023), o programa de diagnóstico precoce da escoliose será implementado em todo estado do Rio.

Foto: Divulgação – Secom/PMVR

Pin It