Equipamentos de última geração começaram a funcionar nesta quarta-feira (13) no Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde)

Três novos mamógrafos de última geração foram adquiridos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo que dois começaram a funcionar nesta quarta-feira (13) no Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves, na Policlínica da Cidadania, no bairro Jardim Paraíba, dobrando a capacidade de atendimento. Os equipamentos digitais vão atender as pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) encaminhadas pela Atenção Primária à Saúde (UBSs e UBSFs) e pela Policlínica da Mulher Dr. Júlio Pereira Gomes.

A previsão é que os três mamógrafos realizem, a partir do primeiro semestre de 2024, 150 exames por dia, triplicando a capacidade de atendimento (cada aparelho realiza 50 atendimentos diários). Com isso, a Secretaria de Saúde vai aumentar ainda mais a oferta de mamografias na rede pública municipal. A recomendação da secretaria é que mulheres a partir dos 40 anos procurem o exame. Desde o início desta semana, os aparelhos começaram a fase de testes, e nesta quarta-feira as primeiras pacientes puderam ser atendidas no Centro de Imagem.

As profissionais de saúde do Centro de Imagem passaram por treinamento para operar os novos mamógrafos. A responsável pelo treinamento, Cibele Pando, técnica credenciada da empresa, comentou que os mamógrafos possuem suporte fixo para o rosto, que permite à paciente apoiar a cabeça em um ponto fixo, mesmo quando o equipamento estiver realizando uma mamografia em 3D.

“Iniciamos a fase de atendimento para as pacientes que já estavam à espera do exame. Os mamógrafos são de última geração e trazem maior conforto e segurança para as pacientes e profissionais de saúde que vão operar os equipamentos, pois a dose de radiação é menor. Além disso, os mamógrafos oferecem compressores para cada tamanho de mama, dando mais acolhimento na hora do exame”, disse Cibele Pando.

O exame de mamografia é imprescindível para a detecção precoce do câncer de mama. A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, citou que os equipamentos modernos oferecem imagens excepcionalmente nítidas e detalhadas, garantindo maior precisão no diagnóstico da doença.

“Os novos mamógrafos têm um alto padrão de desempenho e confiança em relação ao diagnóstico do câncer de mama, e, com isso, vamos aumentar os atendimentos, dando maior acolhimento e conforto para as pacientes da rede pública”, comentou a secretária de Saúde de Volta Redonda.

Fotos Secom/PMVR.